• Carregando...

Uma história que impressionou Ina Gracindo em sua viagem a Israel foi a do gato Don Juan, um gato gordo com cabeça imensamente desproporcional ao resto do corpo. A história foi contada a ela por Moshe Haviv, da vinícola Dalton.

O gato chegou ainda filhote e desde pequeno morava debaixo de uma oliveira. Só saia para arrumar namoradas ou brigar com os animais. Ficava ali o dia inteiro espalhado sob a sombra da árvore, sentindo-se o rei da vinícola.

Um dia, um míssil vindo do Líbano caiu na vinícola. Após a explosão, Moshe viu o gato, ferido por estilhaços, se arrastando até a oliveira. Chegou a tempo de morrer ali em seu lugar de sempre.

Don Juan foi enterrado ali mesmo. Dias depois, a árvore caiu. Espantada, a família escorou a oliveira com pedaços de ferro. Durante três dias, ela não respondeu e Moshe achou que estava morta. No quarto dia, porém, a oliveira retomou a força e a cor. Uma placa, então, foi afixada embaixo da árvore em homenagem a Don Juan.

No Oriente Médio, a oliveira está associada à conquista da paz, progresso e abundância. Por isso muitos estabelecimentos mantêm uma oliveira na frente da porta e as famílias têm pelo menos uma em seus quintais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]