Bebidas

ranking

Uísque japonês é eleito o melhor do mundo

O Suntory Yamazaki Sherry Cask 2013 lidera o ranking da World Whiskey Bible

por Bom Gourmet Publicado em 04/11/2014 às 12h
Compartilhe
ranking mundial

O Suntory Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 é envelhecido por 15 em barricas para o sherry. Foto: Divulgação.

Quiçá se na Escócia estão bebendo para esquecer. Motivos não faltam, já que, pela primeira vez em 12 anos, desde quando a World Whiskey Bible elabora o ranking dos melhores uísques do mundo, uma bebida japonesa subiu ao degrau mais alto do pódio. Como se não bastasse, os uísques escoceses, famosos no mundo pela qualidade, ficaram de fora também das primeiras cinco posições.

O japonês Suntory Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 conquistou 97,5 pontos na avaliação de Jim Murray, um dos maiores experts mundiais no assunto, e foi eleito melhor uísque do mundo de acordo com a World Whiskey Bible 2015, uma das publicações mais importantes do setor.

Segundo Murray, a bebida é de uma genialidade indescritível, com um toque de rara ousadia e um retrogosto leve e provocante. Ela é produzida na destilaria Yamazaki, a mais antiga do Japão, fundada em 1923, em Kyoto, e é envelhecida em barricas para o sherry por até 15 anos. No comércio há apenas 16 mil garrafas vendidas. Nos Estados Unidos custam 160 dólares cada.

Em segundo e terceiro lugar do ranking ficaram dois bourbons, os americanos William Larue Weller e Sazerac Rye 18 Year Old. De acordo com o jornal britânico The Telegraph, segundo Murray, que provou mais de mil uísques, nenhum scotch pode no momento alcançar a qualidade do destilado japonês.

Compartilhe

8 recomendações para você