Pessoas

Evolução

Qual o primeiro prato que chefs premiados cozinharam na vida? Não é ovo cozido!

Os Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet 2017 contaram a primeira experiência deles com as panelas e o que eles fariam diferente hoje

por Bom Gourmet Publicado em 02/04/2017 às 10h
Compartilhe

chefs abre

Qual foi a primeira coisa que você cozinhou na vida? E o que você faria diferente hoje com a experiência que ganhou?

Gabriela Carvalho

“Que eu me lembre o primeiro prato que preparei foi um prato criado pela família. Se chama “VilaGoBa”, referente ao nome do meu pai, minha irmã e meu – Vilar, Goga e Babi! Meu pai sempre nos incentivou a comer frutas… e na hora de preparar um “doce” nosso (com fruta e mais saudável), utilizávamos a banana amassadinha, aveia, Nescau e mel! Ia refogando na frigideira até estar um doce, de alguma forma lembrava o brigadeiro! Nós amávamos! Eu indico esse preparo até hoje para incentivar as crianças na cozinha. Mas claro, com o passar dos anos, hoje eu sugeriria o uso de um bom chocolate. Cacau 100% e brasileiro deixa a receita ainda mais atual!”

***

Eva dos Santos

“Meu primeiro prato foi um frango ao forno preparado na década de 1990, no Sheena Bar, aqui de Curitiba. Na época, preparava somente refeições em casa – pratos tradicionais -, mas no bar tive o primeiro desafio ao preparar o prato com molho branco. O resultado: virou o clássico do bar. Hoje em dia, trocaria a batata palha industrializada, por batatas frescas. Antes, descartava a água do cozimento do frango. Hoje, faria uma redução do caldo, voltando o frango na panela para aproveitar os sabores. É um prato simples com sabor de vó.”

***

Dudu Sperandio

“Brigadeiro de panela! Quando tinha uns 7 anos já admirava a cozinha e comia de tudo! Mas claro comecei com uma simples receita, que foi o brigadeiro de panela, receita que vi na TV. Então a receita era: uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite e Nescau! Acho que uma três colheres de sopa. Coloca tudo na panela e cozinha até dar ponto, sempre mexendo. Só que aí está o detalhe, por causa do leite, demora mais de uma hora, lembro que as pessoas diziam que não ia dar ponto, estava muito mole, mas pode acreditar, se tiver paciência vai ser o melhor brigadeiro que você já provou.”

***

Lênin Palhano

“Não sei bem o que foi a primeira coisa que cozinhei na vida, mas lembro-me dos churrascos que fazíamos na chácara. E com certeza faria cortes mais altos e deixaria mais mal passado.”

***

Kika

“O primeiro prato que cozinhei na vida foi spaghetti. Claro que a primeira vez que cozinhei massa deixei o spaghetti passar do ponto. Naquela época não existiam tantas opções de massas grano duro. Fiquei tão decepcionada que resolvi aprender eu mesma a preparar a minha própria massa fresca em casa. Depois deste dia fiquei sempre super atenta ao ponto de cocção das massas. Nada pior que um molho delicioso e uma massa cozida além do ponto. Minha dica é sempre tirar a massa da água bem “al dente” para que ela chegue no ponto perfeito com o próprio calor do cozimento ou dentro do molho quente. Importante: a massa que deve ir sempre na panela do molho e não o molho ser adicionado por cima da massa; faz toda a diferença.“

Compartilhe

8 recomendações para você