Baixa Gastronomia

Bares

Os reis em servir do Maneko’s e do Bar Pudim em Curitiba

Conheça os garçons que trabalham há anos nos endereços emblemáticos da cidade e que são marca registrada

por Rafael Martins e Guilherme Caldas Publicado em 12/08/2015 às 22h
Compartilhe

Quem nos conhece sabe que consideramos o Maneko’s o grande botequim de Curitiba. Seja pelo ambiente, pela comida (os pratos do dia são sempre ótimos, o bife à parmegiana, o campeão na categoria, e o bolinho de carne, Deus do céu…), pela simpatia do estafe, pelo chope bem tirado.

Passarinho, o garçom do Bar Manekos. Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

Passarinho, o garçom do Bar Manekos. Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

Mas também pelo Passarinho, o apelido pelo qual todo mundo conhece o garçom Nilson Costa da Silva, que já rompeu as marcas de 25 anos de casa e 40 de profissão. Passarinho porque ele, nascido e criado no litoral paranaense, sempre foi fascinado pelo canto das aves – e é assoviando que corre entre as mesas do Maneko’s. “Sei até canto de pássaro que nunca vi”, diz Nilson, entre uma e outra assoviada.

Miltinho, do Bar do Pudim.  Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

Miltinho, do Bar do Pudim. Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

O seleto rol das grandes figuras da Baixa Gastronomia local não pode deixar de mencionar o Miltinho. Craque do atendimento às mesas do Bar do Pudim, não deixa nenhum cliente na mão, mesmo nos momentos mais abarrotados. Com mais de 30 anos de casa, é praticamente uma instituição dos botecos curitibanos. Não à toa, o Pudim, ao anunciar seu serviço de entrega, já avisa: só não entregamos o Miltinho!

Maneko’s

Alameda Cabral, 19, Centro – (41) 3324-8299. Atende de segunda a sexta, das 9 às 23h. Sábados, até 18h.

Bar do Pudim

Praça do Gaúcho, 322, São Francisco – (41) 3022- 1553. Atende de segunda a quarta, das 17h à 0h. Quinta e sexta, das 17h à 1h. Sábados, das 12 às 22h.

***

Compartilhe

8 recomendações para você