Restaurantes

Osteria Capitolina troca menu à la carte por buffet italiano no almoço

Entre as opções, que mudam diariamente, tem lasanha, antepastos variados, porchetta e peixes; preço é de R$ 49,90 o quilo

por Andrea Torrente Publicado em 20/07/2016 às 19h
Compartilhe
osteria capitolina curitiba porchetta

Porchetta, porco desossado e temperado, é um dos destaques do novo buffet italiano do Osteria Capitolina. Foto: Letícia Akemi

O almoço do Osteria Capitolina, restaurante comandado pelo chef italiano Massimiliano Morabito, está com novidades. O menu à la carte, que existe desde a abertura da casa em 2011, foi substituído pelo sistema a buffet com opções que mudam todo dia. Apesar da alteração no sistema de serviço, o cardápio continua italiano com pratos que vão desde entradas a massas, carnes, peixes, saladas e sobremesas.

>>> Panelinhas do Brasil abre em Curitiba o primeiro restaurante do Sul

>>> De chivito a choripã: 5 lugares nas Mercês para curtir a boa comida

>>> 6 receitas clássicas de pizza

O novo sistema chamado de “Aperipranzo”, junção das palavras “aperitivo e pranzo” (happy hour e almoço, em italiano), é servido de terça a sexta das 11h30 às 14h30 e custa R$ 49,90 o quilo (não tem a opção de buffet livre). Mas o conceito da casa não virou inteiramente a buffet: às sextas no jantar, no sábado (almoço e jantar) e no domingo (almoço), o cardápio continua à la carte.

cozze osteria capitolina mexilhões

Impepata di cozze, mexilhões cozidos e temperados com suco de limão e pimenta-do-reino. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

Numa sexta-feira em que a reportagem visitou a casa, o buffet contava com pratos tradicionais da Itália como a porchetta, porco desossado e temperado com alho, pimenta, endro e finocchiella (planta parecida com a erva-doce), lasagna à bolognesa, bacalhau ensopado e impepata di cozze, mexilhões cozidos temperados com suco de limão e pimenta-do-reino e servidos na própria concha.

“Com a mudança tivemos que nos adequar ao momento de crise econômica, mas não por isso deixamos de servir pratos típicos da Itália”, explica o chef. Para abrir o apetite, tem mesa de queijos, frios e pães de fermentação artesanal, e opções de saladas que mudam todo dia: chama atenção a panzanella, feita com pão amanhecido, cebola roxa, cenoura, salsão e tomate. Há também cuscuz e salada de grãos.

osteria capitolina restaurante italiano curitiba

O buffet do Osteria Capitolina é servido no almoço de terça a sexta. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

Para acompanhar há verduras grelhadas como abobrinhas e berinjelas ou recheadas e gratinadas como tomates e cebolas. “Não há um cardápio fixo porque depende muito daquilo que encontro no mercado e dos produtos frescos que recebo, mas a ideia é ter algumas opções fixas”, diz Morabito. A sexta, por exemplo, é dedicada a peixes e frutos do mar. Todo dia há pelo menos duas opções de macarrão.

***

Serviço

Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 638, Centro Cívico – (41) 3079-8545. Terça a sexta das 11h30 às 14h30 no buffet; sábado e domingo das 12h às 16h, à la carte; sexta e sábado das 19h30 as 23h, à la carte.

Compartilhe

8 recomendações para você