• Carregando...

Morando em São Paulo desde 2010, o chef francês Bertrand Busquet fala o português quase sem sotaque. Pontual, polido e cordial, respondeu diretamente a todas as perguntas, sem muitos rodeios. Ele é assim, apaixonado pelo que faz e por trabalhar com o produto que mais ama: o chocolate. Atualmente é consultor técnico da marca belga de chocolates premium Callebaut.

Formado pela École Hotelière de Toulose, já trabalhou como chef e consultor na França, Espanha, Mônaco, Argentina, Uruguai e no Brasil. Por aqui, ele lidera uma equipe designada para apoiar clientes, desenvolver receitas e aplicações nos segmentos gourmet e food service. Busquet esteve em Curitiba recentemente para duas aulas sobre chocolate e harmonização com vinho no Centro Europeu e conversou exclusivamente com o Bom Gourmet.

Qual a importância de temperar o chocolate?

Em qualquer chocolate é necessário fazer a temperagem para cristalizar a manteiga de cacau. O chocolate fica mais brilhante. Se ele não é temperado antes de fazer um bombom, por exemplo, fica muito rígido e esbranquiçado.

O chocolate é muito temperamental?

Para trabalhar com o chocolate é preciso observar a quantidade de cacau e açúcar. Para utilizar em receitas, por exemplo, quanto menos açúcar, menos firme fica uma massa.

Qual é o melhor para fazer bolo, trufa, mousse…?

Todos os tipos de chocolate podem ser utilizados em qualquer receita, mas deve-se ficar atento à quantidade de chocolate. Se for uma receita doce, um ao leite deve ser em menor quantidade que um amargo.

Chocolate harmoniza com vinho e cerveja?

Não tem uma regra. É algo muito pessoal.

Chocolate branco é chocolate?

Com certeza. O principal ingrediente dele é a manteiga de cacau e por isso ele é um chocolate.

Conhece algum chocolate brasileiro?

Conheço, mas não falo de concorrentes.

…mas você pode falar sobre o terroir brasileiro? A Callebaut tem algum cacau que venha do Brasil?

Temos um fornecedor em Ilhéus, na Bahia, e em Minas Gerais temos uma fábrica. Podemos dizer que o produto é 100% nacional. O gosto do brasileiro por chocolate é diferente do europeu. Na França temos a legislação que estabelece regras para a produção. A receita é regulamentada. No Brasil, os chocolates são mais doces, mas percebo que é algo que está mudando. Há três anos era muito difícil que alguém comprasse um chocolate amargo, hoje é algo mais frequente.

Na linha da Callebaut existem as sementes de cacau. Em que preparo elas podem ser usadas?

Elas são usadas com três finalidades: dar crocância, para decoração e utilizar como infusão para realçar o sabor.

Fazer blends (união de variações distintas) caseiros é possível?

Eu particularmente não gosto. Prefiro experimentar um chocolate original. Não é necessário fazer sendo que temos inúmeros tipos de chocolates acessíveis. Mas se alguém gosta de fazer, não vejo problema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]