• Carregando...

Quando se escuta falar em pão de mel, são muitas as imagens que vêm à mente: versões fofinhas, úmidas, parecidas com bolachas, com ou sem cobertura de chocolate ou recheadas.

Esta pluralidade de lembranças está diretamente ligada às inúmeras possibilidades de receitas. A origem do doce é europeia, mas, mesmo por lá, já recebeu adaptações que incrementaram o sabor. E no Brasil não é diferente.

Elisabeth Prestel, proprietária da loja Erika Bolachas, explica que, na Alemanha, por exemplo, existem várias receitas de pão de mel. “As variações dependem da região e dos ingredientes que são encontrados no local”, diz.

Em sua loja, ela produz dois tipos comuns naquele país: um com cobertura de chocolate (R$ 6 a unidade) e outro sem (R$ 4 a unidade). Ambas as versões são mais consistentes. Para atingir este resultado, o segredo é a forma utilizada, com altura de, no máximo, três centímetros.

A chef Etienne Zampoli explica que o segredo do Melhor Pão de Mel do Brasil, título que uma de suas receitas recebeu em 2009, quando participou de um concurso no programa Mais Você, transmitido pela RPCTV, é bater a massa na mão, sem utilizar qualquer eletrodoméstico. “Desta maneira ele fica mais fofinho. O único passo em que se pode usar a batedeira é o da clara em neve”, orienta.

O processo de preparo é semelhante ao de um bolo, que depois é cortado em pedaços menores. Outro segredo é o tamanho da assadeira, que deve ser alta para fazer com que o bolo fique mais fofo – a altura ideal é de aproximadamente sete centímetros.

Esta é uma das diferenças em relação à versão alemã. Além disso, o pão de mel, antes da cobertura de chocolate, recebe uma calda que leva açúcar mascavo, água, canela e cravo-da-índia, ganhando um aspecto úmido.

Rose Petenuci, proprietária da loja de chocolates finos que leva seu nome, explica que, enquanto a massa do pão de mel brasileiro é feita como um bolo, a do alemão é tratada como de uma bolacha. “Depois de misturar todos os ingredientes é necessário deixá-la descansar por 12 horas para então esticar e cortar no formato desejado”, ensina.

Para incrementar a receita, Rose recomenda acrescentar ingredientes como licor ou vinho branco. “As duas bebidas ajudam umedecer, além de dar um toque especial no sabor”, diz.

Outra possibilidade é recheá-los com brigadeiro, geleia de damasco e doce de leite. “Pode-se também decorá-los com glacé ou confeitos para agradar as crianças.”

* * *

Serviço

Erika Bolachas. Rua Professor Milton Carneiro, 37, Pilarzinho – (41) 3584-1136.

Delicakes e Candieswww.delicakes.com.br

Rose Petenucci Pilarzinho Especialidade: ChocolateriasTipo de cozinha: Brasileira, Francesa, Variada Classificação por preço: $ Veja mais
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]