Produtos & Ingredientes

Conteúdo patrocinado

Tender: carne que vai bem do aperitivo ao prato principal

Feito com o pernil suíno, o presunto se destaca pelo sabor defumado e pela maciez

por GBPC Publicado em 02/12/2017 às 10h
Compartilhe

Presença certa nas festas de final de ano, as carnes reinam soberanas. Uma delas se destaca pelo sabor: o tender. Presunto tenro feito com o corte pernil suíno, o tender tem um toque defumado e uma textura agradável.

Versatilidade

Por ser um embutido, o tender Frimesa tem bastante sabor. Sendo assim, ele pode ser usado de diversas formas e não somente assado, com cravo e fios de ovos (uma das receitas mais tradicionais). O chef Guilherme Guzela comprovou a versatilidade do tender desenvolvendo três receitas: um finger food, uma entrada e um prato principal.

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Ele diz que o sabor agridoce é o mais usual para preparar o tender. Mas, é possível variar. Os cítricos vão muito bem com o toque defumado da carne. Use e abuse do abacaxi, tangerina, limão, laranja e limão siciliano. O abacaxi além de ser cítrico ainda contribui para digestão, pois possui a substância bromelina que ajuda neste caso. As frutas podem ser usadas em molhos e geleias.

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Para acompanhar a carne, Guzela sugere algo neutro como batatas ou arroz, pois o tender é um embutido e naturalmente salgado.

Além do cravo, o tender combina com outras especiarias, diz Guzela. “Podemos usar anis estrelado, canela, zimbro e cardamomo”, diz. Ervas frescas são outras alternativas interessantes. Vá de tomilho, alecrim e sálvia.

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

A maciez da carne também pode ser destacada. Que tal fazer um Beef Wellington com o tender? É possível seguir a receita original, usando o mesmo patê de cogumelos e a massa folhada para envolvê-lo. A crocância da massa folhada só acrescenta ao prato.

Para arrematar, você sabia que o tender não é tão calórico? A porção de 40 gramas (com duas fatias) tem o valor energético de 41Kcal.

Compartilhe

8 recomendações para você