Produtos & Ingredientes

Só que mais saudável

Pesquisa descobre alga com gosto e textura de bacon

A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos. Por enquanto não tem previsão do produto estar disponível no mercado

por Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 06/01/2017 às 10h
Compartilhe

Para os amantes de bacon que precisam maneirar no consumo de carne e gordura, uma solução está por vir! Uma pesquisa publicada no site da Universidade do Oregon traz um estudo sobre a alga Dulse (Palmaria sp.) que, depois de frita, tem um sabor e textura muito próximos ao do bacon. A alga cresce ao longo das costas do Pacífico e do Atlântico, no Hemisfério Norte, e é mais saudável que a proteína animal. A pesquisa é chefiada pelo pesquisador Chris Langdon estuda a planta há mais de 15 anos.

Salada com chips de alga Dulce. Foto: Stephen Ward

Salada com chips de alga Dulse. Foto: Stephen Ward

A pesquisa começou buscando um novo alimento para Abalones (molusco cuja carne é muito apreciada na Ásia) criados em cativeiro, mas ao longo da pesquisa percebeu-se grande valor nutritivo na alga. Essa “nova” alga de cor vermelho escuro, que lembra uma folha de alface translúcida, é uma excelente fonte de minerais, vitaminas, antioxidantes e proteínas. “A Dulse é um superalimento, com o dobro do valor nutricional da couve”, explica Chuck Toombs, membro do departamento de administração da Universidade do Oregon, que viu na nova espécie um grande potencial econômico.

Alga Dulce. Foto: Stephen Ward

Alga Dulse. Foto: Stephen Ward

“Na Europa, eles usam pó de Dulse em vitaminas, e os flocos da alga desidratada, em alguns pratos, mas não existe grande interesse no uso do produto fresco. Mas ela pode ser um ingrediente incrível. Quando frita, tem gosto de bacon, eu já experimentei”, afirma Chris Langdon que já criou diversas receitas com o novo ingrediente, como bolachas de arroz e molhos para salada.

>>>Restaurante estrelado nos EUA serve comida em iPads; veja vídeo

>>>McDonald’s abre unidade no Vaticano e cardeal diz que é uma “afronta”

Pratos desenvolvidos por Chris Langdon com a "nova" alga. Foto: Stephen Ward

Pratos desenvolvidos por Chris Langdon com a “nova” alga. Foto: Stephen Ward

Por enquanto a Dulse tem sido usada apenas como objeto de pesquisa para novos produtos e receitas no Food Innovation Center. Mas Chuch Toombs está preparando um plano para uma nova linha de produtos especiais à base de Dulse. Mas não existe previsão de chegada dessa iguaria por aqui.

Compartilhe

8 recomendações para você