i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista

Chef italiano de restaurante vegetariano estrelado Michelin veio ao Brasil

Davide Larise – chef do Joia, em Milão, ficou encantado com o Brasil e pretende voltar em breve

  • PorRoberta Gonçalves, especial para Gazeta do Povo
  • 25/08/2017 14:00
Chef italiano de restaurante vegetariano estrelado Michelin veio ao Brasil
| Foto:

Este mês, o Brasil recebeu o chef italiano Davide Larise que, junto de Pietro Leeman e Sauro Ricci, responde pelo menu preparado no restaurante Joia, um espaço de alta gastronomia vegetariana, em Milão. O restaurante foi o primeiro do gênero a ostentar a cobiçada estrela Michelin na Europa, ainda na década de 1990.

Foto: Gillo Brunisso
Foto: Gillo Brunisso

Larise e seu assistente, Nabil Bakouss, vieram ao Brasil a convite do Coletivo Mangi, um projeto brasileiro que promove gastronomia natural entre Brasil e Itália, comandado pela chef de cozinha Nadia Campeotto e pelo publicitário Alexandre Carvalho.

Larise ministrou uma série de cursos em São Paulo e espera voltar no início do próximo ano, estendendo a visita para Curitiba e Rio de Janeiro: “Essa viagem foi muito rápida, e os prazos ficaram curtos. Da próxima vez, pretendo ficar mais tempo”, revela.

Foto: Gillo Brunisso
Foto: Gillo Brunisso

Nas aulas, realizadas no espaço de gastronomia da Thermomix, entre 10 e 17 de agosto, os alunos aprenderam os segredos de receitas como a caponata de legumes e a berinjela à parmigiana com queijo vegano Nomoo. Nesta entrevista para a Bom Gourmet, Larise conta um pouco sobre sua trajetória como chef de cozinha e sua relação com o Brasil.

Essa é a primeira vez que visita o Brasil? O que está achando?

Estive no Brasil 10 anos atrás, em férias, quando fiz um giro pelo Rio de Janeiro, Nordeste e Minas Gerais. Foi incrível. Cada lugar tem uma riqueza inusitada de cores e sabores diferentes entre si, porque é um país muito grande. Desta vez, estou fazendo uma viagem profissional, atendendo ao convite da Nadia, pelo Coletivo Mangi. É uma experiência nova, mas a forte energia dos brasileiros é sempre a mesma, contagiante. Estou aprendendo muito.

Pretende voltar?

Estamos planejando uma nova programação para o início de 2018, abrangendo mais cidades, eventos e receitas.

Já provou algum prato brasileiro?

Adorei a farofa. Nadia me preparou uma moqueca vegana com banana da terra e farofa à base de cebola e azeite de dendê. É delicioso!

Como se tornou um chef de gastronomia vegetariana? Há quanto tempo se deu essa mudança e por qual motivo?

Aconteceu tudo de maneira muito natural. Mais ou menos 10 anos atrás, fui cozinhar na casa de um amigo, que gostou muito da comida e sugeriu que me aperfeiçoasse, fazendo um curso profissional de cozinha. Hesitei um pouco, mas iniciei o curso e me formei na escola internacional de cozinha italiana Alma di Gualtiero Marchesi, em Parma. Até ali, ainda não era vegetariano. Essa mudança ocorreu cinco anos atrás, depois que li o livro “O dilema do onívoro”, de Michael Pollan. Depois de me formar, fiz estágio em restaurantes estrelados da Itália, como Il Piccolo Lago, no Piemonte, até chegar ao Joia, em Milão.

LEIA TAMBÉM

Depois dos vegetarianos e dos veganos chegaram os reducetarianos

Vegetariano ou vegano? Entenda as diferenças

Saiba tudo sobre vegetarianismo no blog Verdura Sem Frescura

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.