Chef

Eva dos Santos

  • Chef do Bistrô do Victor, Bar do Victor, Bar do Victor - Praça da Espanha, Petiscaria do Victor

Biografia

Eva dos Santos é conhecida pelo ponto perfeito de seus frutos do mar. Em 2016, a chef também resolveu colocar a gastronomia feita por mulheres em debate e junto com as colegas de profissão Rosane Radecki, Gabriela Carvalho e Joy Perine forma “As Poderosas”, um grupo de cozinheiras que chegou ao topo da hierarquia da cozinha. O quarteto se reúne para rir, comer e conversar, mas também fala publicamente sobre o tema, em palestras e debates.

Há 18 anos no Grupo Victor, o caminho que transformou a estudante de moda em uma das chefs mais poderosas de Curitiba nem de longe foi calmaria.

Em entrevista ao Bom Gourmet, Eva conta que sua capacidade foi posta à prova por chefs e colegas no início da carreira, que a sabotavam sumindo com seu mise en place e entornando seus caldos pelo ralo. Mas desistir nunca foi com ela: “O alimento é mais importante que a gente”, declarou quando provocada a falar sobre o comportamento padrão na cozinha, ainda bastante masculino.

No início de sua carreira no Grupo Victor, Eva encontrou seu estilo depois de quase dez anos trabalhando nas cozinhas de bares e restaurantes de Curitiba. Em uma noite, serviu um bacalhau no braseiro para o gastrônomo Jacques Trefois, que a fez cruzar o Atlântico para estagiar no Asador Etxebarri. O estrelado restaurante basco acrescentou a pitada final para que Eva encontrasse seu estilo, mais na churrasqueira que no fogão.

Dali em diante, assou na brasa até sorvete e cheesecake — a chef segue como uma das únicas a ter adotado este estilo de cozinhar, que ela define como imprevisível: “fico ansiosa, porque cozinhar na brasa depende também da umidade do dia, da madeira usada”, revelou durante uma produção de fotos em 2016. Atenta à demanda e adaptações da cozinha, incluiu no cardápio versões para quem evita o glúten e opções vegetarianas. Sua cozinha tem uma boa dose de influência ibérica: arroz de polvo, paella e bolinho de bacalhau são apenas alguns pratos que fazem os comensais lerem o cardápio em Curitiba e desembarcar do outro lado do oceano.

Prêmio Bom Gourmet

Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2017


Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2016


Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2015


Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2014


Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2013


Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2012


Restaurante Atual Bistrô do Victor
  • Endereço

    Professor Pedro Viriato P. Souza 600 Mossunguê, Curitiba - PR

  • Contato

CADASTRE-SE NA GAZETA DO POVO E TENHA ACESSO ILIMITADO GRÁTIS AOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DO BOM GOURMET ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO.