Chef

Ivan Lopes

Biografia

Se dissessem ao pernambucano Ivan Lopes quando ele tinha 16 anos: “você aos 30 anos vai ser chef de cozinha de um restaurante em Curitiba”, ele provavelmente diria que não. Mas uma pessoa foi fundamental para este caminho e que, com certeza, acreditou no futuro dele: Ivo Lopes, irmão e mentor dele dentro da gastronomia. Foi ainda na adolescência que saiu do Rio de Janeiro para trabalhar com ele como cozinheiro em São Paulo.

Na trajetória gastronômica, a grande escola foram os quatro anos que passou no Rosmarinus Offici­ nalis, em Visconde de Mauá (RJ), onde foi subchef de Júlio Buschinelli.

Em uma família de 12 irmãos, a grande inspiração de Ivan Lopes é o pai. Quando faleceu, o chef tinha de 8 para 9 anos e foi com ele que aprendeu a correr atrás dos sonhos. Tímido, porém, com várias tatuagens no corpo, feitas por um dos irmãos, ele adora comer em restaurantes nordestinos, lembram da infância.

Gosta também de música, em especial O Rappa. Amigo pessoal do guitarrista da banda, sempre que vai à casa dele, cozinha. Na verdade é assim com todos os amigos que “exploram” o talento de Ivan, mesmo em dias de folga.

Foi chef do Terra Madre e Mukeka, onde desenvolveu sua criatividade com a gastronomia brasileira. Propostas ousadas não são dificuldade para a sua criatividade. Adora presentear os curitibanos com menus inusitados.

Prêmio Bom Gourmet

Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2015


Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2014


Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2012


Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2011