Chef

Joy Perine

  • Chef do Zea Maïs (fechado)

Biografia

Não é qualquer chef que chega aos 20 anos de profissão. Para alcançar este nível de experiência Joy contou sempre com o apoio da família. Sua trajetória teve início muito cedo.

Noites, aniversários e datas comemorativas se dedicando à paixão pelas panelas. Apesar desta distância com a família de sangue, ela estava muito próxima da família que criou no Zea Maïs onde está desde a abertura do restaurante em 2004.

O gosto pela cozinha começou quando ainda era pequena e investigava os segredos culinários da avó e da mãe, ambas falecidas. Uma das receitas maternas que mais adorou desvendar foi a bacalhoada, servida aos domingos. Dona Lilian, mãe de Joy, era uma espécie de religião para a família.

Aos vinte e pouco anos começou a trabalhar no restaurante da família em Curitiba, chamado Casa da Sogra, servindo almoço. De uma hora para outra atendia aproximadamente 400 pessoas todos os dias.

Para aprimorar técnica e conhecimento, fez curso no Centro Europeu. Estagiou também em restaurantes de cozinheiros de renome. Em um desses trabalhos começou a parceria com Celso Freire.

Metade desta carreira na cozinha está no Zea Maïs. Talvez por isso o local é como sua segunda casa. Faz parceria com Celso no comando das panelas. A dobradinha cria o cardápio do restaurante e Joy executa as receitas todas as noites, de segunda sábado. Nos pratos estão técnicas da cozinha clássica, temperos que confortam e remetem aos sabores de família. Curiosamente a equipe de base do Zea é composta apenas por mulheres.

Prêmio Bom Gourmet

Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2013
Chef 5 Estrelas


Indicado: Chef 5 Estrelas - 2014


Restaurante Atual Zea Maïs (fechado)
  • Endereço

    Barão do Rio Branco 354 Centro, Curitiba - PR

  • Contato