i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Prova do MasterChef é marcada pelas PANCs. Você sabe o que são?

No episódio do MasterChef Brasil, que foi ao ar na noite desta terça-feira (2), nenhum dos participantes conhecia as chamadas PANCs

  • PorGilson Garrett Jr.
  • 03/08/2016 09:54
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.| Foto:
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Um dos pontos que mais chamou a atenção de quem assistiu ao episódio do MasterChef Brasil, que foi ao ar na noite desta terça-feira (2), foi o fato de nenhum dos participantes conhecer as chamadas PANCs: Plantas Alimentícias Não Convencionais. Mesmo sem saberem que era possível cozinhar com plantas que podem ser encontradas em jardins de rua, eles tiveram que criar receitas com essas plantas valendo a permanência no programa. “Hoje vocês vão cozinhar com mato”, disse o jurado Erick Jacquin ao apresentar os ingredientes. Estavam na prova da eliminação os aspirantes a cozinheiro Fabio Nunes, Leonardo Young e a Luriana Toledo. Fábio foi quem mais desagradou os jurados e, por isso, o eliminado da noite.

>>> Conheça as plantas alimentícias não convencionais

>>> Você sabe o que é a ostra do frango? Aprenda com o MasterChef

>>> >>> Aprenda a fazer uma marinada para carne de frango

>>> Você sabe o que é sorgo? Chef ensina a usar e faz cookie sem glúten

Mas afinal, quais plantas são PANCs? A chef e jurada Paola Carosella, uma das entusiastas deste tipo de ingrediente e que utiliza no restaurante que comanda, explicou que nem todas plantas consideradas ‘mato’ são comestíveis. “As PANCs são as plantas que muita gente chama de mato e no Brasil é um universo incrível”, disse. Ela deu exemplo de alguns ingredientes que eles poderiam usar na prova: ora-pro-nóbis, serralha, hibisco, taioba, lírio-do-brejo, tiririca, peixinho, entre outras. Um dos exemplos de utilização que a chef Paola deu é a folha de capeba que tem gosto de pimenta do reino quando cozida. No hibisco ela disse que tanto a folha quanto a flor são comestíveis. A folha peixinho ela deu a dica de fazer refogada como petisco.

O Fabio foi o eliminado do programa. Foto: Divulgação.
O Fabio foi o eliminado do programa. Foto: Divulgação.

A prova da eliminação consistia em utilizar pelo menos uma das PANCs no prato. Eles tiveram uma hora de prova para preparar. O empresário Leonardo fez um rolinho vietnamita de peixe com legumes acompanhado de tempura de peixinho e molho de lírio-do-brejo. Luriana fez um robalo no vapor envolto na folha de taioba com cuscuz de couve-flor e alcachofra Jerusalém. Já o modelo Fábio preparou uma omelete de clara com PANCs e cogumelo acompanhado de cevadinha com hibisco.

Segundo os jurados o melhor prato foi o do Leonardo. E para decidir a eliminação, Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin disseram que os dois pratos restantes, da Luriana e do Fabio, tinham problemas. E para a decisão, o trio levou em conta a organização  utilização de cinco de ingredientes PANCs que o Fabio não tinha grande conhecimento. Por este motivo ele deixou o programa.

Agora o programa chega na reta final com quatro finalistas: Leonardo Young,  Luriana Toledo, Bruna Chaves e Raquel Novais.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.