i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Biografia

Quem é o chef Ivo Lopes que compete no MasterChef Profissionais

Consultor da rede Alessandro & Frederico, ex chef do La Varenne, e com passagens por cozinhas em São Paulo, Rio e Belém, ele já foi eleito Chef 5 Estrelas do Bom Gourmet

  • PorBom Gourmet
  • 04/10/2016 13:00
chef ivo lopes que compete no masterchef profissionais 2016
chef ivo lopes que compete no masterchef profissionais 2016| Foto: Naideron Alvaro Quincozes Junior
O chef Ivo Lopes durante uma aula-show no Estúdio Bom Gourmet Pátio Batel. Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo.
O chef Ivo Lopes durante uma aula-show no Estúdio Bom Gourmet Pátio Batel. Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo.| Gazeta do Povo

O chef Ivo Lopes, que compete no MasterChef Profissionais, programa que estreia nesta terça (4), é pernambucano de origem, mas já tem algumas raízes em Curitiba. Com o irmão, Ivan Lopes (também brilhante cozinheiro) e com Rodrigo Martins foi responsável pela montagem do cardápio do restaurante Terra Madre. Desde então costumava aparecer na capital paranaense para alguns festivais e apresentações de menus especiais.

Criado no Rio de Janeiro, começou na cozinha aos 16 anos, tendo a chance de se aprimorar com o italiano Danio Braga, no seu famoso Locanda de La Mimosa, em Petrópolis. Partiu depois, em 2006, para o Due Cuochi, em São Paulo, onde conquistou os chegados da gastronomia local. É respeitadíssimo na capital paulista.

Comandou a cozinha do La Varenne, em Curitiba, até setembro de 2015. Em 2014 e 2015 ganhou a categoria Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet. Atualmente é chef consultor da rede Alessandro & Frederico, que tem cinco casas no Rio de Janeiro e uma em Curitiba.

Sou perfeccionista e muito chato com a limpeza, montagem dos pratos, sabores. Às vezes parece arrogância quando falo do meu trabalho, mas procuro tentar fazer o melhor e motivar minha equipe a ser assim também”, revela Lopes.

Ivo agora concentra suas energias para encantar os jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça.

>>> Em aula show, chef Ivo Lopes ensina a fazer baião de dois

>>> Grandes chefs contam como é a vida nua e crua na cozinha

>>> Curitibano de 11 anos compete no reality culinário de Ana Maria Braga

Alessandro & Frederico

Costela de boi assada em-baixa temperatura ao-vinho tinto, prato criado pelo chef Ivo Lopes no Alessandro & Frederico. Foto: Lex Kozlik/Divulgação.
Costela de boi assada em-baixa temperatura ao-vinho tinto, prato criado pelo chef Ivo Lopes no Alessandro & Frederico. Foto: Lex Kozlik/Divulgação.

Desde que assumiu a cozinha do Alessandro & Frederico se comprometeu em oferecer uma “comida de alma” e adicionou seu toque pessoal ao restaurante italiano. Entraram no cardápio pratos como a paleta de cordeiro preparada no próprio molho do assado, a costela de boi assada em baixa temperatura ao vinho tinto, a tagliata de mignon e o bacalhau com confit de palmito pupunha.

Outra criação do chef é a rabada com polenta cremosa e agrião. “Adoro esse prato e o principal diferencial dele é o tempo de marinada, que extrai 90% da gordura da carne, cozinhada em baixa temperatura”, explica.

Segundo o empresário Fabrizio Giuliodori, supervisor geral da rede Alessandro & Frederico, “Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pelo Ivo Lopes. Ele está somando sugestões inspiradoras para a rede, que aguçam o paladar”, diz.

Mudança

Faz parte de qualquer mudança levar somente aquilo que é essencial para a nova casa. Para o chef Ivo Lopes, a tarefa de encaixotar o que estava guardado nos armários de sua experiência profissional e transportar de São Paulo a Curitiba, no fim de 2013, foi difícil. O peso dos trabalhos com grandes nomes da alta gastronomia, como com o chef francês Laurent Suaudeau, fizeram com que o pagamento de excesso de bagagem fosse inevitável.

No desembarque, o chef logo começou a desempacotar as caixas. Na primeira aberta estavam quase 20 anos de experiência na cozinha. Na segunda, o aprimoramento profissional com o chef Danio Braga no fluminense Locanda Della Mimosa. Na terceira, ter sido o braço-direito do chef Paulo Barros no Due Cuochi Cucina, que causava frisson nos paulistanos com uma cozinha italiana autoral impecável.

Na mala ainda estava uma rápida passagem pela capital paraense, Belém, e uma primeira temporada na capital paranaense há dez anos para criar o conceito do Terra Madre. Além disso, preparou o irmão Ivo Lopes para assumir o posto de chef com a sua saída do restaurante.

Depois de abrir tantas caixas e malas, veio a missão de organizar todo o conteúdo com o objetivo de criar o cardápio e conceito do La Varenne, experiência que durou de 2013 a 2015. Fase de sucesso que lhe rendeu numerosos prêmios locais e nacionais.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.