• Carregando...

As cervejas pilsen são as mais vendidas no Brasil. Sempre estiveram na casa dos brasileiros e nos bares. São aquelas que todo mundo conhece. O que poucos sabem é que existem bebidas nesse estilo que são muito mais complexas do que essas cervejas chamadas massificadas.

Elas fazem parte da família das lagers, de baixa fermentação, e à época de sua invenção foram consideradas uma verdadeira revolução: antes delas as cervejas eram todas escuras não filtradas, bebidas em copos de cerâmica, por serem consideradas feias. “A pilsen original é fabricada na cidade de Pilsner, na República Checa, e a fórmula original, da cervejaria Pilsner Urquell, é a mais copiada no mundo das cervejas”, diz Daniel Wolff, sommelier especialista em cervejas e um dos proprietários da loja de cervejas Mestre-cervejeiro.com.

As pilsen são filtradas, de cor dourada, cristalina e brilhante, que por serem bonitas permitiram que se passasse a usar copos de vidro na degustação. Por serem leves e saborosas, se expandiram rapidamente para outros países. E podem ser um trampolim para o paladar cervejeiro do brasileiro. “As checas Czechvar, 1795, Starobrno e Primátor são boas opções para se dar um salto das cervejas do dia a dia para as pilsen gourmet”, diz Wolff.

Mas não apenas as cervejas checas se destacam. Clóvis Viana Filho, proprietário do Armazém da Serra, cita ainda a cerveja Opa, de Joinville e a Baden Baden Cristal, de Campos do Jordão. “Elas são cervejas leves, que combinam com peixes, frutos do mar e pratos mais leves. Têm preços bem acessíveis e podem ser servidas de 5 a 8 graus C – não estupidamente geladas, para que se possa sentir melhor o seu paladar.”

Em comparação às massificadas, as pilsen gourmet são bem mais douradas, têm aroma herbáceo e de lúpulo pronunciados, e um bom amargor. Tem de baixo para médio corpo, com mais sabor e persistência aromática do que as cervejas comuns.

Quanto à harmonização, Wolff explica que as pilsen combinam perfeitamente com queijos de fungo branco – como brie e camembert –, queijo leves como a mussarela de búfala, saladas de folhas verdes com queijos e com frutos do mar, desde que não seja algo ensopado ou muito temperado. “Pratos le­­ves, como salada com camarão ao bafo, queijo grego feta (de cabra) e mesmo sanduíches naturais de peito de frango desfiado também combinam com as pilsen.”

 

* * *

Serviço:

Mestre-cervejeiro.com – Rua Coronel Dulcídio, 775, bloco 2, loja 3, Shopping Hauer, Batel – (41) 3532-9155.

Armazém da Serra – Mercado Municipal, Box 288 e 289. Avenida Sete de Setembro, 1.865, Centro – (41) 3264-8769.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]