Bom Gourmet

Por que a Oktoberfest é celebrada em setembro?

Criada em 12 de outubro de 1810 em Munique, em ocasião do casamento dos príncipes da Bavária, ao longo do tempo a festa foi antecipada para aproveitar o clima mais favorável

por Andrea Torrente Publicado em 19/08/2016 às 12h
Compartilhe
oktoberfest blumenau

Oktoberfest de Blumenau será realizado pela primeira vez em Curitiba. Foto: Antonio Costa.

O anúncio que em setembro Curitiba receberá pela primeira vez a tradicional Oktoberfest de Blumenau, levantou uma pergunta: por que a tal da “festa de outubro” é realizada em setembro?

A resposta deve ser procurada na origem da festa que remonta a 12 de outubro de 1810, quando em Munique, no sul da Alemanha, foi realizado o casamento entre o príncipe herdeiro de Bavária Ludwig e a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. As celebrações foram encerradas em 17 de outubro com uma corrida de cavalos.

>>> 2 lojas de Curitiba vendem growler de vidro de um litro por até R$ 10

>>> Tour de van de leva a conhecer quatro micro cervejarias de Curitiba

>>> Beer sommelier curitibano cria cervejas com leveduras brasileiras

A festa foi um sucesso e foi repetida nos anos seguintes na mesma época. Ao longo do tempo, porém, as celebrações foram antecipadas a setembro. No melhor estilo teutônico, a motivação foi pragmática: em setembro o clima alemão é mais favorável, as noites são mais quentes e isso permitia que o público visitasse os jardins onde era hospedada a festa. Mesmo assim, ainda hoje, em Munique, a última semana de celebrações é mantida em outubro.

“Outubro costuma ser um mês mais chuvoso que setembro na Alemanha, por isso ao longo do tempo ocorreu a mudança”, explica Dorothee Rumker Yazbek, diretora de cursos Goethe-Institut de Curitiba. “No Brasil, na verdade, faria mais sentido fazer a festa em outubro que em setembro, quando o clima é melhor e mais quente”, diz a alemã que há 14 anos mora no Brasil.

Susan Renée Klein, diretora da Alô Eventos, empresa que promove a Oktoberfest em Curitiba, explica o por que da escolha da data: “Queremos respeitar a tradição alemã de fazer a celebração nessa época do ano. Além disso podemos aproveitar melhor o nosso feriado nacional [7 de setembro]”. A diferença, diz Klein, é que se na Alemanha a decoração da Oktoberfest “é feita com folhas secas simbolizando o outono europeu, aqui teremos flores para celebrar a nossa primavera”.

Geralmente associada à cultura alemã como um todo, a Oktoberfest é na verdade uma festa tipicamente bávara. “É uma tradição que nasceu no sul da Alemanha e está fortemente enraizada à cultura daquela região, embora com o tempo tenha se espalhado para outras cidades alemãs por razões comerciais”, conta Yazbek.

Nem todos sabem que o inventor da Oktoberfest de Munique foi um italiano, o banqueiro e homem de negócios Andrea Michele Dall’Armi. Foi ele que organizou a corrida de cavalos no Theresienwiese, o espaço onde ainda hoje é realizada a festa e onde foi celebrado o casamento dos príncipes de Bavária há mais de 200 anos.

 

Compartilhe

8 recomendações para você