Especial 10 anos

Referência em ensino de gastronomia

Confira as principais escolas e instituições

Centro Universitário UniOpet

Há 11 anos oferece os cursos de Tecnólogo em Gastronomia, com duração de três anos e o de Especialização em Bares e Restaurantes, que dura um ano e meio. Os dois cursos foram lançados juntos, na modalidade presencial. Devido a demanda, recentemente o curso de Tecnólogo abriu turmas semipresenciais.

Onde: R. Nilo Peçanha, 1.635, Bom Retiro – (41) 3028- 2828.

Centro Europeu

Está há quase três décadas promovendo formação profissional nesta área. É conveniado com o SEG (Swiss Education Group) para ministrar cursos livres de curta e longa duração. Os cursos ofertados são: Chef de Cuisine e Restaurater (1 ano); Chef Gourmet (4 meses); Cuisine Santé (4 meses); Pâtisserie e Bolangerie (4 meses); Sommelier (4 meses); Beer Somelier e Home Brewer (1 mês); Cozinha Molecular (1 semana) e Cake Design (1 semana).

Onde: Alameda Princesa Izabel, 1.300 - Bigorrilho - (41) 3324-6669.

Instituto Gastronômico das Américas - IGA

Há 10 anos atuando em Curitiba, oferece diversas opções de cursos livres profissionalizantes, os mais completos são os de Gastronomia e Alta Cozinha, com duração de dois anos e o intensivo que dura 15 meses; e o Cozinheiro Profissional, que dura um ano. Os demais cursos são de rápida duração: Chef Express (4 meses); Confeitaria Profissional (1 ano); Cozinheirinhos (para crianças de 8 a 15 anos, com duração de 8 meses); Panificação e Confeitaria (4 meses).

Onde: Av. N. Sra. Aparecida, 775, Seminário - (41) 3027- 0971.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Desde 2008 oferece o curso de Tecnologia em Gastronomia, que tem duração de dois anos e meio, na modalidade presencial. Em 2012, ampliou a carteira e inaugurou a pós-graduação em Pâtisserie Clássica e Contemporânea, também presencial. E em 2019 lança o curso de especialização em Enogastronomia (voltado para a harmonização de vinhos e alimentos), presencial e com duração de um ano.

Onde: R. Imaculada Conceição, 1.155, Prado Velho - (41) 3271-1555.

Universidade Positivo - UP

O curso de Tecnólogo em Gastronomia existe há 10 anos e é chancelado pelo Swiss Education Group – Culinary Arts Academy (escola suíça de gastronomia). Tem duração de dois anos nas modalidades presencial (manhã ou noite), e semipresencial, com aulas quinzenais. A UP oferece ainda dois cursos de especialização, que são presenciais e têm duração de um ano: Chef de Cuisine Nacional e Internacional e Chef Pâtissier.

Onde: R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido – (41) 3317-3000.

Senac PR

Tem cursos ligados à área de alimentos desde 1968, quando inaugurou o Restaurante-escola em Curitiba. Tem oito cursos de qualificação, com duração rápida (em média 6 meses): cozinheiro, pizzaiolo, barista, confeiteiro, sommelier, garçom, bartender e sushiman. E mais de 100 cursos livres, entre eles: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Confeitaria Fina, Cozinha Nacional e Internacional, Preparo de Massas, Elaboração de drinks e coquetéis. Esses cursos variam de 15h (uma semana) até 120h. Desde 2019, é também Faculdade Senac, com oferta do curso de graduação de Tecnologia em Gastronomia, com duração de 2 anos e foco na gestão de estabelecimentos.

Onde: Rua André de Barros, 750, Centro - 0800-643-6-346.

Uma homenagem às escolas

Elas são responsáveis pela formação de mão-de-obra qualificada e, por isso, merecem o nosso reconhecimento.

Difícil escolher uma, a melhor. Ao longo destes últimos dez anos, muitos cursos e escolas de gastronomia fizeram parte da história da gastronomia de Curitiba. Elas foram responsáveis pela formação da mão- de-obra qualificada que atua no mercado, desde garçons, cozinheiros, confeiteiros, a chefs que comandam as cozinhas e fazem a gestão de estabelecimentos. E para valorizar este trabalho, queremos homenagear não apenas uma escola, mas as principais que fizeram (e fazem) a diferença no mercado local.

Curitiba conta com importantes instituições, inclusive de nível internacional, com chancelas e parcerias com famosas escolas da área. Nos últimos 10 anos, elas se destacaram no mercado, como o Espaço Gourmet, que desde 2004 deu sua importante contribuição com cursos rápidos e profissionalizantes, mas acabou saindo de cena recentemente. Neste período, novas iniciativas inéditas também surgiram, como o trabalho social da Gastromotiva, do chef curitibano David Hertz. A organização sem fins lucrativos, que acredita no lema “Comida que Transforma”, capacita pessoas de baixa renda e as insere no mercado. Em dez anos, formou mais de 3.500 alunos em várias cidades brasileiras, entre elas Curitiba, e também no México.

Por acreditarmos que o aprendizado formal é a base para o sucesso, o Prêmio Bom Gourmet colocou em evidência cozinheiros em formação nas provas de Novos Talentos que aconteceram nas primeiras edições, com candidatos indicados pelas principais escolas de gastronomia. De lá saíram nomes que hoje brilham nas principais cozinhas curitibanas e que carregam na sua história e bagagem as escolas que os formaram.

Registramos aqui o nosso reconhecimento de que formação de qualidade das universidades e escolas profissionalizantes também colabora para o alto nível da gastronomia curitibana e garante um futuro promissor que ainda nos reserva saborosas surpresas.

Veja também os vencedores de:

Últimas

Apresenta
Apoio
Apoio Técnico