Especial 10 anos

Restaurateur

O Vencedor

Joel Troib

À frente da Badida há 22 anos, ele é a alma do negócio. Acompanha de perto toda a gestão da churrascaria e nunca sai do salão onde recepciona os clientes.

Não tem um dia que ele não esteja lá. Pode ser recebendo as pessoas na porta, circulando pelo salão ou tratando de um ou outro assunto interno, enquanto o restaurante fervilha de clientes. Engenheiro civil por formação, Joel Troib, 56 anos, sempre esteve diretamente ligado à Badida, que se confunde com a história de sua família. A churrascaria foi fundada em 1983 por seu pai, Bernardo (o Badida), que em vez de continuar fazendo churrasco apenas para os familiares e amigos próximos, passou a oferecer também ao público, para reforçar a renda familiar. A casa, pioneira em servir carne à la carte em Curitiba, passou, a partir de 1997, para o comando de Joel, que manteve os clássicos, como o couvert (“o famoso couvert do Badida”). Inovou trazendo alguns cortes internacionais que antes não existiam por aqui. Sempre atento às sugestões dos clientes – o papel de um bom dono de restaurante –, acompanhou as transformações do segmento e adaptou-se à demanda crescente por mais qualidade, diversidade e maciez. Em 2014, em sociedade com dois ex-garçons, levou a marca para um shopping: o ParkShoppingBarigüi. Mas a grande provação da casa queridinha do curitibano foi a mudança de endereço em 2012. A especulação imobiliária não permitiu mais a manutenção do aluguel do imóvel na Avenida Batel e Joel tratou de providenciar sede própria, adquiriu um terreno na Avenida Sete de Setembro, a algumas quadras dali. E aí, apesar da resistência de alguns clientes cativos, que tinham a história de vida relacionada ao antigo local, o Badida só cresceu. Com Joel Troib à frente de tudo, das compras nas madrugadas no Ceasa ao abraço no cliente na porta da churrascaria, da administração à busca da satisfação que sempre exige em sua casa. E as premiações que a Badida recebeu são a comprovação desse sucesso: nestes 10 anos seu couvert e os cortes diversos de carnes foram indicados 25 vezes ao Prêmio Bom Gourmet. E ganharam por inúmeras vezes, entre elas neste ano, na categoria Carne.

Onde: Badida Sete: Avenida Sete de Setembro, 6045, Seminário - (41) 3243-0473; Badida Barigüi: ParkshoppingBarigüi, área gourmet - (41) 3373-0300.

Votos: Gabi Mahamud, Guilherme Guzela, Guilherme Rodrigues, Jussara Voss e Ricardo Filizola.

Conheça os jurados e em quem votaram

Gabi Mahamud

Culinarista, é autora do blog Flor de Sal que deu origem à marca de alimentos feitos com insumos que seriam desperdiçados, e do best-seller de mesmo nome. Empreendedora social, é representante de importantes movimentos nacionais e mundiais que têm como missão conduzir as pessoas a uma alimentação nutritiva, saborosa e responsável. Também é idealizadora do Goodtruck, que ensina sobre consumo consciente a partir do preparo de refeições para pessoas carentes. É colunista do Bom Gourmet.

Em quem votou: Joel Troib, da Churrascaria Badida

Guilherme Rodrigues

Colunista de vinhos do Bom Gourmet há mais de 10 anos, o advogado é um dos nomes mais importantes em vinhos do Brasil. Está em constante busca por conhecimento sobre a bebida, é membro de confrarias internacionais como a do Vinho do Porto. Viaja o mundo e conhece o melhor da gastronomia.

Em quem votou: Joel Troib, da Churrascaria Badida

Luiz Augusto Xavier

Jornalista apaixonado por gastronomia, criou o blog Panela do Anacreon, em que apresenta suas experimentações culinárias e andanças por restaurantes. É também colunista do Bom Gourmet e referência em conhecimento da gastronomia curitibana. É criador do Programa Horta do Chef, em execução pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

Em quem votou: Raphael Zanette, do Grupo Vino

Guilherme Guzela

Formado em Turismo, é especialista em Gestão de Gastronomia, área em que atua desde 2001. Já trabalhou em restaurantes com estrela Michelin, na Itália. Trabalha com consultorias, eventos e aulas de gastronomia em todo o Brasil. Em 2010 participou do concurso Chef Revelação do Prêmio Bom Gourmet; foi apresentador do Programa Bom Gourmet e também do Prêmio Bom Gourmet por mais de cinco anos. Desde 2011, é o chef da Tramontina na região Sul do país.

Em quem votou: Joel Troib, da Churrascaria Badida

Jussara Voss

Jornalista e blogueira, é autora do “Vosso Blog de Comida”, do Bom Gourmet, além de fazer parte do júri de prêmios nacionais e internacionais, como o The World Restaurant Awards. É também conselheira da Gastromotiva Curitiba, do Good Truck e do Instituto Virá, idealizadora do projeto Gastronomia Paraná e pós-graduada em Chef de Cuisine, pela Universidade Positivo.

Em quem votou: Joel Troib, da Churrascaria Badida

Ricardo Filizola

Tem formação em Engenharia Civil, mas a paixão pela cozinha o levou a buscar conhecimento para ser cozinheiro. Formou-se em Chef de Cuisine – Restaurateur pelo Centro Europeu em Curitiba e atualmente é sócio do La Cocina Gastronomia, que realiza eventos personalizados. Participou do livro “Marca de Chef” (2012).

Em quem votou: Joel Troib, da Churrascaria Badida

Saiba como foi a escolha do Restaurater

Quem inspira, provoca, empreende e faz uma boa gestão do seu negócio de gastronomia? São essas pessoas que o Prêmio Bom Gourmet também quer homenagear na etapa Especial 10 Anos. Para isso, convidamos seis feras do segmento em Curitiba também para formar o Comitê do Bom Gourmet e definir os eleitos. Os jurados são profissionais parceiros do Bom Gourmet: colunistas, blogueiros e chefs que ajudaram a fazer a história da gastronomia com a gente, falando dela ou sendo também protagonista. Em um jantar realizado na cozinha do Bom Gourmet, o Comitê debateu com as jornalistas da casa (Andréa Sorgenfrei, Deise Campos, Talita Boros Voitch e Marja Nunes) sobre quem seriam esses personagens marcantes nas quatro categorias: Pessoa Inspiradora, O Provocador, Restaurateur e Empreendedor. “Exceto por uma categoria (Empreendedor) que teve unanimidade, foram decisões difíceis, pois muitos nomes marcam a gastronomia e se destacam nestas áreas, com atuações que fazem a diferença”, afirmou o colunista Luiz Augusto Xavier. O grupo partiu da concepção de que uma pessoa inspiradora é aquela que abraça causas em prol do setor, encorajadora do segmento. Que o Provocador é questionador e que colabora para o crescimento do segmento a partir de suas opiniões críticas. Para eleger o Restaurateur, o critério foi olhar para o dono de restaurante que está à frente do seu negócio, muito presente em seu empreendimento, de forma dinâmica e atuação macro. E o Empreendedor dos 10 anos, a figura que valoriza o empreendedorismo e desenvolvimento econômico do setor. A partir daí, cada um dos jurados deu seu voto, que foi secreto.

Veja também os vencedores de:
Sabor Popular 23 Categorias

Últimas

Apresenta
Apoio
Apoio Técnico