Especialidades

Haus Melhor Ambientação Lançamentos

O Vencedor

Coffeeterie Cine Passeio

A retomada dos cinemas de rua pedia um projeto ousado, comprometido com a cidade. E estas características pesaram na escolha da cafeteria (por unanimidade dos votos) como a vencedora entre os lançamentos dos últimos meses. Inaugurada em março de 2019, a proposta do projeto é um ambiente alegre e com vivacidade. Parcerias locais ajudaram a definir cores e materiais do espaço. Destaque para o mobiliário encaixável da Fitto Design, produzido de forma artesanal, com madeira sustentável sem utilizar qualquer tipo de ferragem. Nas superfícies das mesas, desenhos com impressão direta sobre a madeira com a temática do café, com vista tanto para quem está na área da cafeteria como para serem vistos de cima. A fim de manter a linha da arquitetura do complexo cultural, as cerâmicas artesanais completam a estética. Projeto dos designers Michele Dalle Carbonare Zamoner e Ricardo Cunha Marques.

Onde: R. Riachuelo, 410, Centro - (41) 3323- 1067.

Atende: De terça a domingo, das 10h às 22h.

Votos: André Mendes, Marcos Bertoldi, Rodrigo Brenner, Regina Bruni, Ticiana Martinez.

Conheça os indicados da categoria

Café Social 7 Espresso

Pequeno e charmoso: um espaço de 16 metros quadrados que acolhe os clientes em torno da bebida mais amada no Brasil: o café. A cafeteria fica em um módulo policial abandonado cedido pela administração pública para um projeto social que capacita egressos do sistema prisional como baristas. Na decoração, predominam materiais reaproveitados. A arte urbana aparece no exterior do café, no grafite que toma toda a parede do lado de fora. Inaugurado em julho de 2018, com projeto da arquiteta Ana Bonim.

Onde: Av. Água Verde, 948, Água Verde - (41) 98853- 2220.

Atende: De segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 16h; domingo, das 8h às 14h.

Bonin Bakery

Desde o cardápio até as paredes, tudo foi pensado para oferecer a sensação de conforto e acolhimento. O projeto arquitetônico das arquitetas Kátia Azevedo e Ana Sikorski, do escritório Moca Arquitetura, é baseado em espaços europeus modernos. Tudo segue a mesma linha e conceito: embalagens, louças e cardápio. As referências são dos cafés franceses com destaque para o mármore verde nas mesas, banco em curva e as aplicações sobre madeira remetendo à Belle Époque. Inaugurada em abril de 2019.

Onde: Al. Prudente de Moraes, 995, Centro - (41) 3149-5040.

Atende: De segunda a sexta, das 12h às 19h.

Restaurante Extásia

A união das palavras êxtase e Ásia antecipam a decoração: exótica, misteriosa e, ao mesmo tempo, acolhedora. Destaque para as peças de decoração como budas em madeira e luminárias em latão. Na fachada, cores fortes se misturam com painéis compostos por bambus. A varanda envidraçada amplia a visão do cliente. Inaugurado em janeiro de 2019, tem projeto do escritório de arquitetura Luiz Maganhoto & Daniel Casagrande.

Onde: R. Teixeira Coelho, 255, Batel - (41) 3015-1003.

Atende: De segunda a sexta, das 19h à 0h; sábado, das 12h às 15h e das 19h à 0h.

PF da Chef

Em uma das paredes, um painel feito com utensílios de cozinha cria textura e demonstra personalização. Cores vibrantes tornam o espaço descontraído. A intenção é um ambiente descomplicado, “como a comida deve ser”, segundo a chef Dani Caldeira. A iluminação é mesclada, luz fria no ambiente geral e quente nas áreas de mesa e balcão. Inaugurada em julho de 2018, com projeto do arquiteto Gustavo Pinto, da GP Arquitetura.

Onde: ParkShopping Barigüi. R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - (41) 3373-8324.

Atende: De segunda a sábado, das 11h às 23h; domingo, das 11h às 21h.

Júri Técnico

André Mendes

Artista plástico que assina exposições nacionais e internacionais. Pesquisa e produz desenhos, pintura, escultura, projetos Site Specific e projetos sociais que levam arte para crianças e adultos. É especialista em murais e trabalha em projetos de obras monumentais em diversas técnicas.

Marcos Bertoldi

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCPR, especializou-se em Arquitetura Paisagística e possui escritório em Curitiba e São Paulo. Atuou como professor universitário de Projeto Arquitetônico na PUCPR e nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Positivo.

Rodrigo Brenner

Co-fundador da Furf Design Studio, entrou para lista da Forbes UNDER30 e é palestrante do TEDx. Formado pelo Politécnico di Torino (Itália) e PUCPR, conta com projetos em mais de 15 países. Atualmente, coordena o curso de Especialização em Inovação do Centro Europeu.

Regina Bruni

Por mais de 30 anos a light designer desenvolveu importantes projetos na La Lampe Iluminação. Desde 2010 está à frente do Studio Regina Bruni, que apresenta soluções em produtos e projetos de iluminação.

Ticiana Martinez

Administradora de empresas por formação, sempre teve afinidade com design, arquitetura e arte. É garimpeira de lugares e pessoas inspiradoras, e desde 2016 traz para Curitiba objetos inovadores que podem ser encontrados na sua loja, a Ôda Design Club.

Ambientes revelam sensações

Os detalhes do ambiente colaboram para uma experiência gastronômica marcante e cinco locais lançados no último ano concorreram ao Prêmio de Melhor Ambientação.


As cores, a iluminação, o mobiliário e as sensações que um espaço gastronômico proporciona têm tanta influência sobre o cliente quanto os sabores dos pratos que serve. Por saber disso é que, pelo segundo ano, o Prêmio Bom Gourmet amplia o olhar e joga luz também sobre a ambientação, e em parceria com a equipe de Haus, editoria de arquitetura, design e decoração da Gazeta do Povo, elege os melhores neste quesito. A categoria teve cinco indicados em um universo de 32 estabelecimentos. Para chegar aos finalistas, foi feita uma busca de todos os espaços lançados ou restaurados no período de junho de 2018 a junho de 2019, e que foram noticiados pela Gazeta. A lista foi avaliada por jornalistas das editorias HAUS e Bom Gourmet, que por meio de critérios estabelecidos em regulamento específico, definiram os finalistas. Avaliação dos jurados O julgamento foi feito por cinco jurados convidados, todos especialistas em arquitetura e design. Na avaliação, foram levados em conta a proposta do ambiente e os elementos escolhidos para compor a ideia. Não foram feitas comparações entre os locais, estabeleceu-se como prioridade avaliar os concorrentes tendo em vista a proposta de cada projeto, considerando soluções arquitetônicas inteligentes. Fotos e descrições enviadas pelos proprietários dos locais indicados foram avaliadas pelos jurados. Os espaços mais elogiados foram aqueles que, por meio dos elementos aplicados, conseguiram despertar sentimentos. Para a designer Regina Bruni, “ambientação tem muito a ver com emoção”. Questões como ocupação, reuso e resgate de patrimônio também foram consideradas, por ser uma tendência de ordem mundial. Outro ponto discutido, e que pesou na escolha do vencedor, foi o quanto os lançamentos impactam o ambiente em que estão inseridos e envolvem o público. Os espaços genuinamente locais, que conversam com a cidade, chamaram a atenção dos jurados. Cada um indicou seu voto em uma ficha de avaliação individual. A opinião sobre a melhor ambientação foi unânime.


Espaços que conseguiram despertar sentimentos foram os mais elogiados pelo time de jurados.

Veja também os vencedores de:

Últimas

Apresenta
Apoio
Apoio Técnico