Conheça a história do Prêmio Bom Gourmet e alguns destaques ao longo destes 10 anos

1992
Surge o Bom Gourmet, uma página semanal, na contracapa do caderno de Cultura, para falar dos restaurantes de Curitiba.

2006
Edições temáticas do Bom Gourmet apresentam conteúdo sobre o mundo do vinho.
Os leitores aprovam e começa uma movimentação para que as edições se tornassem frequentes.

2008
O mercado estava em plena transformação e era preciso fazer parte deste movimento. Lançamos o suplemento mensal do Bom Gourmet, em formato tabloide e papel jornal, para falar de técnica, ingredientes, tendências, receitas, inspirações e histórias

2010
Curitiba (a cidade do mercado teste) queria se colocar à prova e cobrava do Bom Gourmet um ‘prêmio nosso’. Estudamos os modelos praticados e tomamos o nosso caminho, com personalidade e segurança. Lançamos o Prêmio Bom Gourmet.

E o Bom Gourmet virou revista
Em 2010 tivemos uma mudança gráfica significativa proporcionada pelo Prêmio. Havia muito respeito ao papel jornal que imprimiu os 18 anos do Bom Gourmet, mas era preciso mais qualidade nas fotos dos pratos. E é desta forma que surge a primeira revista Bom Gourmet, no mês seguinte ao sucesso da revista do Prêmio. De lá para cá, já foram mais de 120 capas.

Menu
Há dez anos já havia restaurante que oferecia menu completo (couvert, entrada, prato principal e sobremesa), mas eram poucos – as travessas dominavam as mesas. Para estimular o consumo desses pratos, colocamos as categorias no Prêmio.

Os jurados
Há dez anos, quando elaboramos a forma de indicação dos votos, pensamos que seria fundamental ter um corpo de jurados que fosse a representação da sociedade, com variado perfil, idade e profissão, e que gostasse de comer bem.

O prato
Esse é um ponto diferente do prêmio. Ao fazer a solicitação da indicação do voto aos jurados, não pedimos pelo nome do estabelecimento, mas pelo prato que marcou a memória, experiência alimentar.

Talento
O Prêmio também foi pioneiro na criação de um concurso para revelar novos talentos. Os participantes eram alunos indicados pelas escolas de gastronomia de Curitiba. Eles participavam de provas práticas, comandadas por Celso Freire, e avaliados pelo chef francês Laurent Suaudeau.

No palco
Grandes nomes da gastronomia brasileira já passaram pelo palco do Prêmio como apresentadores deste espetáculo: os chefs Flávia Quaresma, Erick Jacquin, Rodrigo Oliveira, Carlos Bertolazzi, Ana Luiza Trajano e Guilherme Guzela.

2017
Com o boom do mercado cervejeiro artesanal de Curitiba, o Prêmio passa a eleger a melhor cerveja, com indicações de jurados, e depois uma degustação com profissionais qualificados para julgar as especificações técnicas de cada uma.

2018
Foi no ano passado que unimos as duas plataformas (Haus e Bom Gourmet) para mostrar a excelência nos projetos de estabelecimentos gastronômicos.

Festa
Ao longo dos anos, alguns dos locais mais conceituados de Curitiba em eventos foram palco da festa de premiação: Nuvem de Coco, Park Cultural no ParkShoppingBarigüi, Castelo do Batel e Pequeno Auditório da Universidade Positivo. Agora, os 10 anos do Prêmio irão acontecer no Teatro Guaíra, cenário de grandes espetáculos e palco de importantes artistas, que estarão os grandes nomes da gastronomia.

2019
A premiação completa 10 anos de muitas histórias, conquistas e credibilidade. Em uma década, jogou luz para o trabalho de 1,6 mil estabelecimentos e chefs, e deu à Curitiba um guia gastronômico que reflete a gastronomia da cidade ano a ano. Cresceu e amadureceu junto com o mercado. Um movimento que nunca para, uma paixão que nunca acaba. Que venham mais 10 anos!

Últimas

Apresenta
Apoio
Apoio Técnico