Entenda como funcionam as categorias do Prêmio

Especial 10 Anos
Etapa inédita que marca uma década do Prêmio Bom Gourmet. Nela elegemos profissionais, empresas e organizações em 10 categorias. Para isso, em várias delas os jurados são os próprios atores do segmento gastronômico: chefs, restaurantes, profissionais ligados ao Bom Gourmet. As categorias são: Chef dos Chefs, Produtor, Fornecedor, Restaurateur, Pessoa Inspiradora, O Provocador, Empreendedor, O Mais Indicado dos 10 anos, Parceiro do Bom Gourmet e Referência em Ensino de Gastronomia.

Voto Popular
Esta etapa que tem a participação do público ficou maior e mais interativa nesta edição. O público indicou e depois votou em 23 categorias (até o ano passado eram seis). Na primeira fase, recebemos mais de 10 mil indicações. Depois de avaliadas pela comissão de organização do Prêmio, com base no número de sugestões recebidas e adequação à categoria, 115 foram para a final, com voto on-line. A votação foi realizada em julho e chegamos ao recorde de 750 mil votos do público.

Chefs 5 Estrelas
Nesta categoria, cada um dos jurados indica cinco nomes de cozinheiros que se destacaram no último ano. O cruzamento destas indicações resulta na lista dos cinco chefs ganhadores do ano.

Especialidades
A etapa, que existe desde a estreia do Prêmio há dez anos, elege pratos, bebidas e lugares. Jurados convidados são os responsáveis por indicar os destaques do ano em 17 categorias. São mais de 90 pessoas que, além do hábito de frequentar boas mesas, têm uma relação especial com a gastronomia, seja ela técnica ou afetiva. A ideia é que os jurados (este ano cinco por categoria) busquem em suas memórias gastronômicas os sabores mais marcantes que consideram os melhores da cidade. A novidade deste ano é a inclusão da categoria Melhor Sem Glúten/Sem Lactose.

Haus Melhor Ambientação
Segundo ano da categoria no Prêmio. Nesta edição a escolha dos melhores ambientes foi dividida em duas etapas. Em uma delas, especialistas convidados pelo Bom Gourmet e HAUS escolheram a melhor proposta entre lançamentos gastronômicos de julho de 2018 a julho de 2019. Na outra, os estabelecimentos destaques em cinco categorias da Haus Ambientação (Restaurante, Café, Empório, Bar e Vila Gastronômica) foram eleitos, pela primeira vez, pelo público na etapa de Voto Popular.

Desempates
Nas categorias em que houve empate, a comissão de jornalistas do Bom Gourmet provou os pratos para definir os vencedores. Os critérios observados foram respeito à técnica a que cada preparação se propunha, a seleção de ingredientes, a apresentação e o equilíbrio entre sabores e texturas.

Últimas

Apresenta
Apoio
Apoio Técnico