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Bebidas

Do gim ao rum: biólogo de Curitiba investe na produção artesanal de destilados

  • PorGustavo Marques, da Tribuna do Paraná com Bom Gourmet
  • 25/08/2020 14:41
Whisky da Friends.
Whisky da Friends.| Foto: Gerson Klaina

Um curitibano está provocando uma mistura de sabores na boca dos apreciadores de uma boa dose. Seja pelo copo de whisky ou de gim, Mauro Mozzatto, de 49 anos, seguiu os conselhos do pai e está produzindo uma bebida que consegue unir o bem-estar do aroma com o sabor. A Friends, com sede na capital e fábrica em Pinhais, está no mercado há dois anos e coloca a capital paranaense como um cenário perfeito para aliar as tradicionais cervejas artesanais com um destilado encorpado e criativo. E vem mais pela frente: no próximo mês, a fábrica começa a produzir rum e vodca.

O começo desta relação é familiar e acontece em muitas residências no Brasil. A pessoa mais experiente da casa ensina os segredos de como preparar uma boa comida, uma bebida diferente e o ensinamento passa de geração para geração. Neste caso, o patriarca dos Mozzatto gostava nos momentos de folga de dar atenção ao seu barril de carvalho para que a cachaça fosse envelhecida e proporcionasse uma qualificação no líquido.

“O pai, que já é falecido, sempre falava da madeira de carvalho e isto ficou na minha cabeça. Ele era técnico químico e bacharel em Direito. Tinha uma indústria de fertilizantes microbiológicos e desde cedo, aprendi a fazer misturas e conhecer ingredientes. Fiz o curso de Biologia e aprendi a respeitar a toxicidade de produtos naturais”, relatou Mauro, filho caçula do seu Eloir.

Antes de chegar à produção de whisky e gim, o biólogo pensou em fazer cerveja artesanal. Curitiba e cidades da região metropolitana estão entre as principais do Brasil na produção. “Eu tinha tanques de inox que havia sobrado de uma empresa e pensei em fazer minha cerveja. Quando fui registrar, me informaram que existiam 214 cervejarias no Paraná e desanimei neste sentido”, conta.

Aí veio a ideia de produzir destilados, o que exigiu bastante dedicação. “Estudei muito para começar a produção. Foram dois anos de testes para comercializar, pois o whisky demora oito meses para ficar pronto. Tudo é feito artesanalmente com a colaboração dos clientes que sempre dão alguns pitacos. Lembro uma vez que um sommelier que trabalhou em uma destilaria escocesa demorou alguns segundos para dar a opinião. Fiquei até nervoso, mas ele ficou bem surpreso com o resultado. Estamos no início, mas o retorno já está sendo satisfatório”, comentou Mauro, o responsável técnico pela bebida.

Mauro Mozzatto é biólogo e empresário. Foto: Gerson Klaina
Mauro Mozzatto é biólogo e empresário. Foto: Gerson Klaina| Gerson Klaina

Segredos de uma boa bebida

Para os destilados, o processo de maturação e envelhecimento é fundamental para ter no copo uma boa bebida. No Brasil, as cachaças são envelhecidas em madeiras nativas como o carvalho, a amburana, a jequitibá, a araruva e outras, dependendo da região no país. No caso da Friends, o segredo está nas lascas de carvalho francês bem tostados, que aumentam a sensação de doçura e fortalecem o sabor dos ingredientes.

A estratégia deixa a dúvida no cliente, pois faz relembrar o gosto de whikys tradicionais pelo mundo. “Algumas pessoas ficam na dúvida se ele é um escocês ou bourbon, mas é brasileiro. Funciona como uma boa mistura e os norte-americanos gostam. Mandei para lá os nossos produtos”, orgulha-se Mauro Mozzatto. A garrafa convencional de whisky (750 ml) sai por R$ 80.

Na linha de produção também está o gim, na versão tradicional, apenas com zimbro (R$ 80), e na versão com hibisco (R$ 80), que dá à bebida um tom rosado. “O gim é totalmente retificado com botânicos naturais, inclusive o hibisco”, acrescenta Mauro. Tanto o gim, quanto o whisky, podem ser comprados em growler de 4 litros. Com o sucesso dos carros-chefes, o investimento é em rum, feito a partir da destilação do melaço da cana, e a vodca. "Nossa intenção é começar a comercializar já em setembro". Ou seja, em poucos dias.

A boa saída do produto artesanal fez a fábrica de pequeno porte alcançar a marca de 2 mil litros de bebidas aos mês. Como aumento da demanda, Mauro já investe em maquinário para agilizar alguns processos. "Estou desenvolvendo uma máquina de envase de acordo com as normas da Anvisa", conta.

A procura crescente pelos produtos também fez o biólogo e empresário investir em um sistema de delivery que atende todo o país. Para comprar, é só acessar o www.friends.wiki.br. Quem preferir pode entrar em contato pelo telefone (41) 99981-0202. Os produtos da marca Friends também estão disponíveis alguns pontos de venda em Curitiba: na Mercearia Cervejeira (Água Verde), no Mercado Familiar (Abranches), e na Casa Varela, no Jardim Social.

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Comentários [ 1 ]

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  • D

    Deocy França

    ± 0 minutos

    Parabéns ao jovem empresário. Agora vamos beber bebidas nativas da melhor qualidade.

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