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Nova edição do Festival Vinhos de Portugal no Brasil começa nesta sexta (29)
A 2ª Edição do Festival Vinhos de Portugal no Brasil começa nesta sexta (29) e vai até o próximo dia 7. A ação busca popularizar os rótulos portugueses no Brasil. Durante os dez dias, os consumidores de todo o país vão encontrar áreas demarcadas em pouco mais de três mil supermercados, lojas, empórios e e-commerce do país com opções de garrafas das principais regiões lusitanas. Em Curitiba, os vinhos a preço promocionais podem ser encontrados no Angeloni e no Carrefour.
Em 2021, a intenção é prestigiar vinhos mais elaborados e com maior classificação nas disputas da categoria, com preços a partir de R$ 65. “O direcionamento atende à demandas apontada pelo mercado, já que os vinhos portugueses foram os únicos a registrar aumento em valor e preço médio ao longo de 2020”, aponta o consultor do festival, Carlos Cabral. Nos meses que antecederam a ação, Cabral capacitou as equipes dos pontos de venda que trabalham diretamente com o produto.
No total, nove regiões de vinícolas de Portugal, que têm 250 tipos diferentes de uvas, estão representadas no festival: Alentejo (líder de rótulos exportados), Bairrada, Beira Interior, Dão, Douro e Porto, Lisboa, Penísula de Setúbal, Vinho Verde e Tejo. "Os vinhos alentejanos ainda são os preferidos, mas o consumo de rótulos de Lisboa e Vinho Verde estão crescendo bastante", aponta Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, entidade que promove o festival.
Entre os produtos estão na seara das Denominações de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP), que certificam rótulos de características únicas de cada região produtora. "Quando são analisadas exclusivamente as exportações de vinhos de DOP ou IGP, o Brasil superou os Estados Unidos nesta categoria, com um crescimento de 28% em valor e volume no último ano", reforça Falcão.
Mercado em expansão
Segundo o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, desde 2016 Portugal ocupa a segunda posição nas importações de vinhos pelo Brasil, atrás apenas do Chile. "E a procura cresce cada vez mais, com um diferencial: o vinho português fala a mesma língua dos brasileiros. Só do início do ano até abril, houve um aumento de 44,4% das exportações de vinhos de Portugal pelo mercado brasileiro em comparação com o mesmo período do ano passado". Em termos financeiros, a movimentação foi de 20,7 milhões de euros.
No ano passado, a primeira edição do festival, que é realizado em parceria com a Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS), ajudou no aumento da penetração da bebida portuguesa no mercado nacional, com a participação de 2.500 estabelecimentos, não apenas do eixo Rio-São Paulo e da região sul, como também de cidades do Nordeste e do Norte do país. "No último ano, o envio de rótulos de Portugal para nosso mercado aumentou 23,5% em valor", resume.
A ação, vale lembrar, foi pensada para aproveitar o aumento significativo do consumo de vinhos durante a pandemia, que em 2020 ficou em 30% entre a importação e a produção nacional de vinhos, segundo dados da Ideal Consulting.
“Apesar de desafiador, o momento segue sendo promissor para o setor supermercadista, e com o êxito do Festival Vinhos de Portugal em 2020, com adesão de mais de 2.500 estabelecimentos, nosso objetivo na edição deste ano é expandir a oferta de vinhos e o número de pontos de vendas em diferentes cidades do Brasil, em estados mais distantes do eixo Rio-São Paulo”, finaliza Falcão.