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Aeroflex
| Foto: Bigstock

Com mais de 15 anos em funcionamento, a Aeroflex fabrica tintas, cosméticos, saneantes, produtos para festas e diversos outros itens, todos no formato de aerossol. Com uma das plantas fabris mais modernas e seguras da América Latina, capaz de produzir 240 milhões de latas por ano, a Aeroflex trabalha com todas as etapas da produção, desde o desenvolvimento das fórmulas químicas até o envase e a distribuição para o cliente. Seus produtos podem ser encontrados em todo o território nacional em estabelecimentos como supermercados, farmácias, posto de gasolina, lojas de cosméticos, de tintas, de materiais de construção, entre outros, além de serem exportados para Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Panamá e Estados Unidos.

A Aeroflex atualmente possui mais de 600 produtos, divididos em quatro marcas. A principal delas, a Mundial Prime, é também a mais antiga, e hoje corresponde a cerca de 75% da produção da Aeroflex. A Mundial Prime surgiu em 2006, com a fundação da empresa, e produz mais de 300 tipos de aerossóis para os mercados da construção civil, automotivo e industrial, tendo em seu catálogo itens como tinta spray, adesivos e lubrificantes, entre outros.

A Aeroflex é uma das empresas parceiras do Prêmio Bom Gourmet 2021. Veja como é a premiação que retrata o cenário da gastronomia 2020/2021.

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A empresa que começou em Ponta Grossa hoje é uma das maiores do país em aerossol. | Divulgação

Já a marca My Health é voltada para estética, cosmética e bem-estar, e conta com uma linha completa que engloba produtos como espuma de banho, repelente de insetos, antitranspirante, fixador de cabelo, hidrante corporal, entre outros, tudo no formato aerossol. Essa é uma das marcas da Aeroflex que mais brilhou durante a pandemia, especialmente pelo lançamento de um produto coringa para o período. A empresa já produzia álcool em gel em pequena escala antes de março de 2020, porém, com a instauração das restrições sanitárias e o aumento da demanda pelo produto, a Aeroflex resolveu inovar e criou o álcool 70% spray antisséptico. “Como as matérias-primas para a produção de álcool em gel estavam em falta, criamos um produto com as mesmas funcionalidades da versão em gel, só que em aerossol”, conta Geisa Carla Cividini Miksza, diretora da Aeroflex. Lançado em abril de 2020, um mês depois da deflagração da pandemia, a empresa doou as primeiras 20 mil unidades fabricadas do produto para o Governo do Paraná.

Outra marca da empresa é a My Place, voltada para o segmento de limpeza e conservação de casa, trazendo ao consumidor produtos aerossóis fabricados com tecnologia europeia que realizam a limpeza a seco. Por não precisarem de enxágue, os aerossóis da My Place reduzem o consumo de água e tem bom custo benefício. Sob a guarda-chuva da marca, o cliente encontra itens como limpa estofado, limpa vidro, saponáceo, limpa forno, desengordurante, odorizadores de ambiente, entre outros. E não apenas casas residenciais podem se beneficiar com os produtos da My Place, mas também restaurantes e outros estabelecimentos gastronômicos, já que a marca tem um vasto catálogo de itens que proporciona limpeza rápida e sem esforço, tudo sem precisar de enxágue.

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A MyPlace tem um catálogo completo para a limpeza de residências e estabelecimentos gastronômicos.| Divulgação

E buscando entrar no mercado de artigos para festas foi que a Aeroflex criou dois anos atrás sua quarta marca de produtos, a My Party, que leva ao público tinta temporária de cabelo na forma de aerossol, disponíveis em diversas cores. Agora a marca se prepara o lançamento da linha de biotranspirantes BemBio, desenvolvidos totalmente à base de água e livres de sais de alumínio, parabenos e álcool, oferecendo proteção à pele sem obstruir os poros.

Como tudo começou

A história da Aeroflex se inicia 2006, em Ponta Grossa, onde Geisa e o marido, Márcio Paranhos Miksza, trabalhavam em uma fábrica de produtos químicos. Foi ali que eles conheceram Ricardo de Freitas, com quem decidiram abrir uma empresa própria, focada em aerossóis. Os três, formados em Química, fundaram então a Aeroflex, que em seus primórdios tinha a pretensão de atender apenas o mercado dos Campos Gerais, nos arredores de Ponta Grossa. “Hoje, o aerossol está presente na vida do consumidor, porém 15 anos atrás o cenário era muito diferente”, relata Geisa. “O mercado de aerossóis era muito pequeno naquela época, e nós apostamos que uma empresa desse tipo teria muita oportunidade de crescimento”.

A aposta dos três foi certeira. Um ano depois, com a boa aceitação da empresa no mercado, surgiu a necessidade de estar em um centro maior, e a Aeroflex se mudou para um barracão de 2.400 metros quadrados em Curitiba. O crescimento desde então não encontrou barreiras, tanto que em 2016 a empresa mudou de sede novamente, dessa vez para um espaço de 60 mil metros quadrados localizado na Cidade Industrial de Curitiba.

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A sede da Aeroflex foi planejada tendo em mente práticas sustentáveis e ecológicas. | Divulgação

O parque fabril da Aeroflex é hoje um dos mais modernos do Brasil no ramo de aerossóis, utilizando equipamentos automatizados e valorizando boas práticas de fabricação. Os equipamentos de última geração usados na empresa permitem uma redução de 60% na energia utilizada, e possibilita que cerca de 1 milhão de latas de aerossol sejam produzidas por dia. A sede não só possui uma estação de tratamento para os efluentes utilizados nos processos, como também conta com uma cisterna para captação de água da chuva, que é empregada nos banheiros e na irrigação do jardim.

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