Pessoas

reality show

Prova de escultura de chocolate desestabiliza profissionais do MasterChef

Apresentação das sobremesas com escultura de chocolate mostrou ponto fraco dos competidores. Mirna foi a eliminada da noite

por Bom Gourmet Publicado em 04/10/2017 às 10h
Compartilhe

O “temido” chocolate voltou a aterrorizar os competidores do MasterChef. No programa desta terça-feira (3), os participantes tiveram que elaborar uma sobremesa junto com uma escultura de chocolate na prova de eliminação. Considerado de difícil manipulação, o ingrediente é pedra no sapato da maioria dos cozinheiros que já passaram pelo programa.

Masterchef profissionais chocolate

Biscoito com creme de coco e coulis de frutas vermelhas de Angélica foi a melhor sobremesa da noite. Foto: Carlos Reinis/Divulgação

Na segunda edição de cozinheiros profissionais, o desafio proposto pelos jurados era preparar uma sobremesa de chocolate que acompanhasse uma escultura também feita com o ingrediente. Os competidores tiveram que temperar o chocolate levando em consideração cada um dos tipos disponibilizados pela produção. A prova contou com a ajuda do chocolatier Alê Costa, que deu dicas de temperagem do chocolate. Os competidores tiveram duas horas para a prova.

Temperar, neste caso, significa levar o ingrediente a uma temperatura ideal para ser trabalhado. Chocolates com diferentes teores (como ao leite e 70%, por exemplo) precisam de diferentes temperaturas para ficarem perfeitos para serem trabalhados em confeitaria.

A pernambucana Mirna pecou na harmonia de sabores da sobremesa e foi eliminada da noite. “Mirna, a sua sobremesa estava molhadinha, mas não dava para sentir o contraste entre a laranja e o chocolate. Tudo fica na meia nota de doce. Você temperou o chocolate e fez uma escultura, mas ela quase não aparece”, disse a chef Paola Carosella no discurso de eliminação.

MasterChef Profissionais chocolate

Sobremesa da pernambucana Mirna, a eliminada da noite. (Foto: Divulgação)

Francisco e Clécio foram os outros dois piores da noite. A sobremesa de Angélica foi a vencedora da prova, com um biscoito com creme de coco e coulis de frutas vermelhas. A escultura de chocolate de Angélica foi em forma de “onda”.

MasterChef Profissionais chocolate

Sobremesa de Francisco foi considerada uma das piores da noite. (Foto: Divulgação)

Primeira prova de equipes

O desafio que antecedeu a eliminação foi em equipe. Divididos em dois grupos, os participantes tiveram que fazer quatro preparos de PFs (pratos feitos) para servir 80 pessoas em dois botecos. A ideia era que os convidados comessem os mesmos pratos preparados por cada um dos grupos.

Masterchef profissionais chocolate

Comida de boteco: competidores tiveram que preparar quatro tipos de PFs na prova em grupo. Foto: Carlos Reinis/Divulgação

A equipe azul — formada por Ravi, Raíssa, Irina, Pablo e Monique — demonstrou desorganização na cozinha, enquanto a vermelha – formada por Francisco, Clécio, Mirna, Angélica e Lubyanka – estavam mais afinados. Apesar disso, os azuis foram consagrados vencedores no voto dos convidados.

***

LEIA TAMBÉM

Quem é Ravi Leite, o curitibano que disputa o MasterChef Profissionais

Restaurante com apenas nove lugares ganha três estrelas Michelin

Ex-participante alfineta jurados do Masterchef sobre sonho de mudar de carreira

Compartilhe

8 recomendações para você