Restaurantes

Melhores da gastronomia

Público elege melhor ceviche e prato executivo de Curitiba; veja como participar

As categorias são novidade no Prêmio Bom Gourmet; concorrentes são escolhidos por indicação no site

por Deise Campos Publicado em 06/06/2019 às 09h
Compartilhe

Nesta edição que marca uma década do Prêmio Bom Gourmet em Curitiba, duas novas categorias ganham os holofotes. Serão eleitos o melhor ceviche, prato típico peruano que ganhou espaço nos cardápios curitibanos nos últimos anos, e o melhor prato executivo, uma opção caprichada de almoço do dia a dia para quem procura um prato pronto.

Ceviche-prato-peruano

Ceviche é um prato típico peruano que faz sucesso no Brasil todo. Foto: Bigstock

Além de serem novidades do Prêmio, os pratos serão escolhidos pelo público na Etapa Voto Popular. É o leitor que indica os seus preferidos e, em um segundo momento, vota pelo site para eleger o melhor. Ceviche e prato executivo fazem parte das 23 categorias que demandam a participação popular neste ano. Outras 15 também são novas na votação pelo site, pois em anos anteriores os melhores eram eleitos por grupos de jurados convidados.

Pratos criativos

Almoço executivo, comercial, prato do dia, “PF chique”. O melhor prato executivo vai muito além do clássico prato feito, com arroz, feijão, algum tipo de carne, salada e batatas fritas. Ele é um prato mais elaborado colocado como opção de almoço (e que varia a cada dia) ou uma versão mais barata e rápida oferecida pelos restaurantes que servem à la carte. Ou ainda, em estabelecimentos de alto padrão, uma pequena mostra do menu preparado por cozinheiros para o cardápio tradicional.

Para o jornalista Luiz Augusto Xavier, que acompanha o cenário da gastronomia de Curitiba há mais de três décadas, no começo, almoço executivo tinha outro significado. Algo a ver com prato rápido, mais barato e ideal para equilibrar as contas de um restaurante à la carte. “Felizmente não é mais assim e hoje se valoriza muito quem tem pouco tempo para almoçar e aprecia a boa comida. Nossos criativos cozinheiros conseguem provar ser possível utilizar ingredientes de qualidade na execução de pratos rápidos e não tão caros quanto se poderia imaginar”, afirma o colunista do Bom Gourmet.

<< Indique agora o seu ceviche e prato executivo preferidos

Tão famoso quanto a pizza

Já o típico ceviche, que se transformou em orgulho nacional para os peruanos e Patrimônio Cultural do país, começou a ser conhecido no Brasil há uns 10 anos e não demorou para chegar a Curitiba. Surgiram restaurantes típicos e o prato feito com peixe cru marinado foi incorporado aos menus de restaurantes, bares e casas de culinária japonesa. Ganhou tanto os paladares que passou a ser servido como entrada e até prato principal, e ganhou muitas versões além da clássica.

Toda esta fama se deve principalmente ao seu maior agente promotor, o premiado chef peruano Gastón Acúrio. O empenho dele em difundir a cultura pelo mundo é tanta que até chegou a afirmar que um dia o ceviche será tão popular quanto a pizza. Será? O embaixador da culinária peruana no mundo tem restaurantes em mais de 13 países, inclusive em São Paulo, o La Mar Cebicheria Peruana.

Veja quais são as categorias do Voto Popular 2019:

  1. Carne de onça
  2. Coxinha
  3. Pastel
  4. Cachorro quente
  5. Chineque
  6. Sonho
  7. Café – novo no Voto Popular
  8. Feijoada – novo no Voto Popular
  9. Hambúrguer – novo no Voto Popular
  10. Pão – novo no Voto Popular
  11. Drink –novo no Voto Popular
  12. Doce –novo no Voto Popular
  13. Pizza –novo no Voto Popular
  14. Sorvete –novo no Voto Popular
  15. Buffet –novo no Voto Popular
  16. Prato executivo – novo no Prêmio
  17. Ceviche –novo no Prêmio
  18. Petisco – novo no Voto Popular

Em outras cinco categorias serão eleitas as melhores ambientações de estabelecimentos gastronômicos, ou seja, quais lugares tem a melhor decoração, ambiente agradável, bonito e funcional. As categorias levam o nome HAUS, a editoria de decoração, arquitetura e design da Gazeta do Povo.

  1. HAUS – Melhor Ambientação de Restaurante – novo no Voto Popular
  2. HAUS – Melhor Ambientação de Bar – novo no Voto Popular
  3. HAUS – Melhor Ambientação de Café – novo no Voto Popular
  4. HAUS – Melhor Ambientação de Empório – novo no Voto Popular
  5. HAUS – Melhor Ambientação de Vila Gastronômica – novo no Voto Popular

Como participar das indicações 

Pelo site www.premiobomgourmet.com.br basta preencher uma ficha e quem quiser pode indicar seus favoritos em várias categorias. Mas é importante explicar porque aquele sabor ou estabelecimento merece ser finalista do Voto Popular e concorrer ao prêmio.

Depois desta fase, uma comissão do Prêmio Bom Gourmet fará a análise das indicações com base em cruzamento de vários dados, como os mais indicados (lembrados pelo público), adequação à categoria e degustação (quando envolver sabor).

Desta maratona, sairão cinco finalistas de cada categoria que irão para votação popular de 12 a 28 de julho. Saem vencedores os mais votados em cada categoria.

Mais sobre o Prêmio

O Prêmio Bom Gourmet traz muitas outras novidades para a edição de 10 anos, inclusive mais categorias e modalidades. Uma dela é categoria Sem Glúten/Sem Lactose que será indicada por um grupo de jurados convidados e a edição especial de aniversário chamada Melhor 10 anos. A etapa Especialidades foi mantida neste ano e tem 18 categorias julgadas por jurados.

Criado em 2010, o Prêmio é o principal responsável por destacar os grandes nomes da cena local e revelar, a cada ano,  novidades que transformam a capital paranaense em um grande polo gastronômico. Ao longo destes nove anos já foram indicados mais de 1.500 estabelecimentos e chefs.

<< Conheça mais detalhes do prêmio e cada uma de suas categorias

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

8 recomendações para você