Experiência

Fique atento

8 dicas infalíveis para não deixar o queijo estragar no verão

Depois de retirar da embalagem original é aconselhável colocar os queijos em pote com tampa

por Ronise Vilela, Especial para Gazeta do Povo Publicado em 22/02/2019 às 16h
Compartilhe

Com a chegada da estação mais quente do ano, os queijos devem ter cuidados especiais em sua conservação e armazenamento, a fim de que os produtos não estraguem e haja preservação de seu sabor, aroma e textura.

Confira as dicas de Raquel Santana, mestra em ciência e tecnologia do leite, responsável pelo Controle de Qualidade do grupo Barbosa & Marques, fabricante dos queijos Regina:

Queijos da Serra do Salitre, Mogiana e outros são vendidos na Padaria Maçã por quilo. Varia de R$ 55 a R$ 150. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

-Maioria dos queijos deve ser mantida refrigerada para conservação, mas é recomendável consumir em temperatura ambiente para não perder propriedades de degustação.

-Queijos macios e cremosos devem ser retirados da geladeira no momento do consumo.

-Em uma porção maior, envolva em papel alumínio e mantenha refrigerado, retirando da geladeira 30 minutos antes de consumir.

-Quando armazenados em sua embalagem original duram o tempo da validade descrito no rótulo, porém uma vez abertos, uma nova data deve ser considerada.

-De modo geral os queijos podem ser mantidos em suas embalagens originais, mas ao abri devem ser colocadas em recipientes com tampa.

-Queijos fatiados ou picados precisam ser acondicionados em recipiente plásticos com tampa. Observar que altera a data de validade.

-Os queijos frescos (como o Minas) devem ter as embalagens e o soro original descartados e em seguida colocados em uma queijeira sob refrigeração. Toda vez que for servido, o soro deve ser dispensado.

-Sempre observar a data de validade depois da abertura do queijo em sua embalagem de origem, pois isso altera aroma e sabores, além de comprometimento de produto saudável.

A proprietária do empório Bom Vivant Flavia Rogoski também incrementa as dicas acima. Segundo ela, a maioria dos queijos não se adapta à geladeira e ao material plástico, dessa forma, uma boa alternativa é embrulhá-los num papel toalha e colocar dentro de um recipiente com tampa, na parte “menos gelada, pois esse alimento fica melhor em ambiente de temperatura constante, nem muito frio, nem muito calor”, avalia.

E finaliza com a sugestão de uma receita de queijos no verão como: mamão com queijo cottage, salada de frutas com queijo fromage blanc.

Para uma salada de folhas verdes, um queijo azul ou pecorino, pois contém mais sal, que pode ser dispensado no prato. E lembrar que no verão, com alimentação mais leve, são recomendados os queijos com leite de vaca, com menor teor de gordura.

LEIA TAMBÉM

Veja os melhores queijos artesanais do Paraná

Torta de Nutella com Leite Ninho, confira 

Compartilhe

8 recomendações para você