Eventos

Competição

Com risoto de PANC, restaurante vence O Quilo é Nosso em disputa acirrada

Prato com plantas alimentícias não convencionais (PANC) criado pela chef Gabriela Carvalho, do Restaurante Quintana, vai representar o Paraná na etapa nacional do concurso gastronômico O Quilo É Nosso

por Guilherme Grandi Publicado em 04/10/2019 às 19h
Compartilhe

O restaurante Quintana, do bairro do Batel, foi eleito o melhor buffet do Paraná na etapa regional do concurso gastronômico O Quilo É Nosso. O prêmio foi entregue na sexta-feira (4), em Curitiba. O prato de risoto de plantas alimentícias não convencionais (PANC) criado pela chef Gabriela Carvalho vai representar o Paraná na final nacional marcada para o dia 23 de outubro em São Paulo. Ela concorreu com outros 19 estabelecimentos de Curitiba na competição promovida pela Abrasel-PR, que teve a final realizada na cozinha da Gold Food Service, em Pinhais.

Gabriela Carvalho

Gabriela pesquisa as plantas alimentícias não convencionais há 11 anos, colocando algumas delas em pratos do Quintana. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.

A etapa final também foi disputada pelos restaurantes Dedo de Moça, no Alto da XV, com um preparo de pernil assado com ervas ao molho de rapadura e tamarindo, e Sievollo, no Parolin, que levou aos jurados um ravioloni de batata baroa com cream cheese e molho de alho e bacon.

“É uma emoção muito grande poder representar o Paraná em um concurso como esse, principalmente valorizando esses ingredientes que normalmente vão para o lixo. Esse prato é o resultado de um trabalho em equipe que está ali no restaurante todos os dias comigo, e principalmente os produtores destes alimentos tão locais”, conta Gabriela, emocionada.

A receita foi criada especialmente para o concurso, mas é derivada de um trabalho de pesquisa que ela desenvolve há 11 anos no Quintana. Para este preparo, ela usou plantas alimentícias não convencionais como o peixinho, urtiga, ora-pro-nóbis e as flores de dente-de-leão e capuchinha. O prato será servido toda quarta-feira, de acordo com a disponibilidade das plantas.

Avaliação

Chefs O Quilo É Nosso

Também chegaram à final os chefs Laucimar Sieves (centro), do Sievollo, e Maria Elisa Guimarães (à direita), do Dedo de Moça. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo

Além da criatividade das receitas, os pratos e os próprios restaurantes foram avaliados em quesitos como ambiente, atendimento, limpeza, organização do buffet e comunicação do concurso. O corpo de jurados foi formado por dez especialistas, professores e chefs de Curitiba, entre eles o coordenador do curso de gastronomia da Universidade Positivo, Ailton Almeida; o diretor acadêmico do Senac, Rogério Gobbi; o chef consultor Vavo Krieck e o professor Dario Paixão.

“Foi uma decisão difícil para os jurados, tanto que a pontuação ficou quase empatada, com uma diferença muito pequena de notas”, explica Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel-PR. No entanto, a colocação dos outros dois restaurantes participantes não foi divulgada.

Rogério Gobbi afirmou que os três pratos concorrentes eram muito particulares, e que “foram as pequenas diferenças que fizeram o vencedor”.

Na etapa nacional, Gabriela vai preparar o mesmo prato concorrendo com restaurantes de outros 13 estados brasileiros, que devem ter os resultados divulgados na próxima semana. Além disso, também vai participar dos eventos Mesa Tendências e Mesa SP, entre os dias 24 e 27 no Memorial da América Latina.

Melhores quilos

Nas duas primeiras edições do concurso, em 2017 e 2018, o restaurante curitibano Easy Cheff levou o título regional. Um dos pratos era porco Moura com creme de taioba e cream cheese e o outro, porco Moura com purê de banana-da-terra e couve crocante. Os pratos foram criados pelo chef Sérgio Lange e pelo subchef Felipe Cavalcanti.

VEJA TAMBÉM

Veja os menus completos e monte seu roteiro pelos restaurantes do Festival Bom Gourmet

Comércio justo e produtos frescos: chefs apoiam valorização de ingredientes locais

Castanha da Mata Atlântica, sapucaia começa a aparecer nas cozinhas brasileiras

Compartilhe

8 recomendações para você