Receitas & Pratos

Sobremesa

Aprenda a fazer o brownie do Madero na versão sem glúten

A chef pâtissière Laysa Durski, gestora da unidade Madero nos EUA, ensina a sua versão sem glúten do doce

por Flávia Schiochet Publicado em 04/03/2017 às 13h
Compartilhe
Brownie de chocolate sem glúten. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Brownie de chocolate sem glúten. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

A chef pâtissière Laysa Durski tirou o glúten da sua dieta em agosto e por isso criou versões sem glúten para receitas adoradas do Madero: o brownie e o petit gâteau de doce de leite. As criações ficam apenas na cozinha de casa, mas ao Bom Gourmet ela ensina a receita de ambas. “Em bolos com massa líquida, como o petit gâteau, é mais perceptível a troca de farinha, porque a de arroz não se dissolve tão bem quanto a de trigo”, ensina Laysa.

Há dois anos morando em Miami e atuando como gestora da unidade Madero nos EUA, a chef sugere a farinha de arroz como substituto para o trigo apenas em receitas de bolos e tortas. No brownie, ela é usada na mesma proporção que a de trigo e deixa o bolo ainda mais cremoso. “É a farinha sem glúten com melhor custo benefício e fácil de encontrar em supermercados e empórios”, comenta.

Sua textura é mais fina que a de trigo e por não ter glúten, não pode substituir o trigo em pães e no molho branco, em que é feito o roux para engrossar o molho de leite. A solução de Laysa é fazer um molho Alfredo, com creme de leite ou nata fresca, que tem mais corpo que o leite.

LEIA MAIS:

>>> Durski revela o segredo da maionese do Madero

>>> Polvilho doce ou azedo: qual usar?

>>> Aprenda a fazer gelato de limão siciliano

Compartilhe

8 recomendações para você