Produtos & Ingredientes

Ingrediente

Aprenda uma receita de torta rústica com a fruta símbolo do outono

Outono é a estação do caqui, fruta que ganhou espaço em preparos que vão de sorbet a pães

por Mada Pereira, especial para o Bom Gourmet Publicado em 17/05/2019 às 18h
Compartilhe

O caqui é considerada uma fruta típica de outono. Do fim de fevereiro a maio, os pés de caqui ficam carregados de frutos nas tonalidade laranja às mais avermelhadas — cores que também representam bem a estação do ano de temperaturas mais amenas. O caqui tem recebido atenção de chefs confeiteiros e vem ganhando espaço em preparos que vão do sorbet a pães.

Originário da China, as primeiras mudas vieram para o Brasil com os imigrantes japoneses no fim do século 19 e se adaptaram bem nas regiões Sul e Sudeste do país. As variedades alternam-se entre as mais suculentas e outras mais crocantes.

Torta de caqui , receita da chef Nina Romano. Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

>>> Aprenda a fazer cinco receitas com caqui

Ainda que a forma mais comum de degustar a fruta seja in natura, também é possível usá-la em diferentes preparos, conferindo um sabor inusitado e especial a receitas como pudins, pães, sorbet, geleia, mousse, muffins, purê, vinagrete, bolo e tortas.

E foi para uma torta rústica que a chef Nina Romano, da Nina Romano Pâtisserie, escolheu usar o caqui. “Para a torta, a variedade mais indicada é a Fuyu, por ter consistência parecida com a da maçã, o que permite a marinada no limão e o assado no forno sem que a fruta se desmanche”, disse Nina, que é uma defensora do consumo de produtos da época. Ela afirma que o momento é de aproveitar o fruto, tanto em razão da facilidade de compra quanto pelo bom preço. “Para ter uma torta que renda elogios, além de bons frutos, use sempre produtos de qualidade, como o chocolate belga que, nesta receita, está no creme”, aconselha a chef.

Aproveite a safra do caqui e prepare a torta rústica para a sobremesa ou como estrela de um lanche da tarde.

>>> Aprenda a preparar um mousse de caqui

Compartilhe

8 recomendações para você