Produtos & Ingredientes

Macarrão instantâneo

Miojo será “preparado” no espaço

Ainda em fase experimental, o prato do chef Emmanuel Bassoleil será o primeiro a ser preparado na mesosfera

por Bom Gourmet Publicado em 01/09/2014 às 12h
Compartilhe
Protótipo da cápsula e imagem ilustrativa do prato a ser cozinhado no espaço Imagem: Divulgação

Protótipo da cápsula e imagem ilustrativa do prato a ser cozinhado no espaço
Imagem: Divulgação.

Uma forma nada convencional de preparar macarrão instantâneo está sendo testada para comemorar os 50 anos do Miojo no Brasil, completos em 2015. A Nissin-Ajinomoto, em parceria com o chef francês Emmanuel Bassoleil (do restaurante Skye do Hotel Unique, em São Paulo) e a Interorbital, fabricante norte-americana de foguetes, satélites e naves espaciais, está desenvolvendo receitas e métodos para lançar no espaço uma cápsula para cozinhar a massa.

Infográfico desenvolvido pela F/Nazca Saatchi & Saatchi explica o procedimento a ser realizado em janeiro de 2015

Infográfico desenvolvido pela F/Nazca Saatchi & Saatchi explica o procedimento a ser realizado em janeiro de 2015.

A ideia é lançar uma nave não tripulada a mais de 100 quilômetros de altitude em janeiro de 2015 com uma cápsula contendo água, macarrão instantâneo e outros ingredientes. O foguete liberará a cápsula quando chegar à mesosfera e então, durante a queda até a Terra, a cápsula se aquecerá. A temperatura externa é de cerca de 2.760 graus C, mas dentro da cápsula serão 100 graus C, quando a água ferve e cozinha o macarrão. “Eu não vou fazer um Miojo, só. Vou ter que agregar ingredientes à receita. É aí que entra o trabalho do chef, se não qualquer um coloca um Miojo na panela e voilà”, disse o chef no vídeo da campanha.

Bassoleil ainda não sabe quais ingredientes aguentam a pressão atmosférica e tanto a receita quanto o equipamento ainda estão em fase experimental. O protótipo da cápsula é uma esfera metálica e o dispositivo terá um pára-quedas para suavizar a aterrissagem. Se a “chegada” da cápsula for bem sucedida, o sabor desenvolvido pelo chef Emmanuel pode virar um novo sabor de macarrão instantâneo. A empresa Nissin-Ajinomoto está documentando a “Missão Miojo” pelo hotsite  www.nissin.com.br/missaomiojo

Compartilhe

8 recomendações para você