Bebidas

Receitas refrescantes

3 drinks com gin assinados pelo bartender carioca Igor Renovato

Aprenda a fazer em casa as receitas do mixologista do bar Garoa, no Rio de Janeiro

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 22/09/2018 às 14h
Compartilhe

Gitano, Bom Demais Júnio!, e Freitas Fez e Venceu. Com nome originais e combinações surpreendentes, o bartender Igor Renovato do Bar Garoa, do Rio de Janeiro, esteve em Curitiba para apresentar suas criações. O convite partiu do Punch, Drink & Co dentro do projeto Guest Bartender.

Drinks Gitano, Freitas Fez e Venceu e Bom Demais Júnio!. Fotos: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo

No projeto, iniciado em maio, bartenders são convidados para assumir o balcão da casa por uma noite e preparar três drinks de sua autoria, atuando ao lado da equipe residente. Para comemorar a visita, há promoção: cada drink custa R$ 25 e os três da noite saem por R$ 60.

O bartender diz que o Gitano é o drink mais vendido no Garoa. “Ele agrada o público em geral. É refrescante, cítrico e aromático”. O cocktail leva limão, caju, alecrim e gin. “O limão destaca o aroma cítrico e de frescor, o alecrim complementa a questão visual e aromática e o caju entra com o sabor adstringente e frutado. Embora o drink seja refrescante, o seu retrogosto é levemente seco”, explica.

Igor preparou os drinks no Punch. Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Onde tomar drinks com ingredientes japoneses em Curitiba

O outro drink, Bom Demais Júnio, foi uma criação da equipe do bar carioca. Além de gin, a receita pede xarope de mel, suco de limão, tikki bitter (um concentrado de ervas aromático e amargo), tomilho e laranja. “É uma variação de um drink clássico que se chama Bee’s Kness”, diz. O nome irreverente é um bordão do bar para quando o movimento cresce. “Com isso, a fim de expressar sua felicidade o nosso garçom Riquelme exclama, em voz alta: É bom demais Júnioooo. Quem é Júnio? Também não sei!”, ri.

O Bom Demais Júnio! leva tikki bitter, um concentrado de ervas no qual se destacam os sabores de pimenta da Jamaica e casca de laranja.

O terceiro coquetel é na verdade uma homenagem ao bartender carioca Paulo Freitas, que ganhou campeonato World Class, etapa Brasil em 2012. Igor diz que ele fez um drink similar a esse. Ele leva gin, Cynar (licor de alcachofra), Saint Germain (licor de flor de sabugueiro), Fernet e casca de laranja. “Foi minha primeira ida a Curitiba e espero voltar. Muito bom ver o desenvolvimento da coquetelaria”, comentou.

Compartilhe

8 recomendações para você