Receitas & Pratos

Como preparar em casa um “jantar de restaurante” em até 45 minutos

Chef ensina a preparar um prato principal usando couscous marroquino, legumes, cogumelos e filé de peixe

por Marina Mori Publicado em 12/02/2019 às 17h
Compartilhe

Há quem diga que preparar um jantar elegante requer tempo, ingredientes complexos e muita habilidade com as panelas. Newton Oliveira, chef do Casa Club Gourmet, discorda. Para ele, basta um bom punhado de couscous marroquino, alguns legumes frescos, cogumelos e um filé de peixe para que, em 45 minutos, uma refeição saborosa e digna de restaurante esteja posta à mesa.

>> 12 receitas versáteis para quem adora tomate

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

“Couscous não precisa de muita experiência na cozinha e agrada a maioria das pessoas”, garante. Embora seja típico das regiões nortes da África, o ingrediente é um daqueles itens essenciais a qualquer despensa: é rápido de preparar, não precisa ser levado ao fogo (requer apenas hidratação, que pode ser feita com água, caldo de carne ou de vegetais) e vai bem com qualquer acompanhamento, de carnes vermelhas a frutos do mar.

Em versões vegetarianas, os grânulos amarelos de sêmola de trigo podem fazer as vezes de prato principal, dependendo dos ingredientes combinados. As possibilidades são tantas quanto permitir a imaginação. Porém, na falta de inspiração, aposte em vegetais, castanhas e frutas secas. Para impressionar, não abra mão dos cogumelos e aspargos grelhados que compõem esta receita. É à prova de erros.

Você sabia?

Originário dos países de cultura islâmica do norte da África, o couscous é um prato completo feito a partir de sêmola de trigo em pequenos grânulos. Pode ser preparado com carne de boi, aves, legumes, ovos ou frutos do mar e peixes.

LEIA TAMBÉM:

>> Mousse de chocolate com rum: aprenda esse doce fácil e rápido

>> Está chegando a temporada de sardinha! Aprenda a fazer caldeirada

Compartilhe

8 recomendações para você