Receitas & Pratos

comemoração

100 receitas de Natal + tudo o que você precisa saber para uma ceia perfeita

O Bom Gourmet preparou um passo a passo para você arrasar na ceia de Natal

por Bom Gourmet Publicado em 23/12/2018 às 14h
Compartilhe

Faltam poucas horas para uma das comemorações mais aguardadas do ano e a correria é grande para deixar tudo redondinho na ceia de Natal. Se você ainda nem começou a preparar os pratos que serão servidos, não se preocupe que ainda dá tempo. O Bom Gourmet preparou um passo a passo para você arrasar na ceia de Natal.

Quantidade de comida

Para começar, calcule a quantidade exata de comida e bebida que você vai precisar. Por isso montamos uma calculadora para ajudá-lo nessa tarefa.

Peru, chester, tender ou bacalhau?

Tender de leitão orgânico, da Anis Gastronomia. Foto: reprodução

Tender de leitão orgânico, da Anis Gastronomia. Foto: reprodução

Se você não sabe qual carne servir na ceia de Natal, confira as nossas dicas com os pontos fortes e fracos de cada uma. O peru, pelo tamanho, por exemplo é indicado para um grande número de pessoas.

Se você prefere o chester, temos dicas de como deixá-lo suculento e evitar que resseque no forno. Já se você é fã de tender, te ensinamos como temperá-lo. Confira todas as dicas nesse link.

Quer dar uma pegada portuguesa à sua ceia? Que tal essas 43 receitas de bacalhau, desde a entrada atá o prato principal?

Cereja, ameixa e damasco

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Nas ceias de Natal e ano-novo não podem faltar preparos com ameixa, cerejas, pêssego, damasco. Com maior oferta no final de ano, elas são ingredientes que entram no preparo do aperitivo até a sobremesa. Aprenda receitas de farofa, crumble, suco, compota, chutney, molhos, salada, patê, geleia com estas frutas da época. Leia as melhores dicas para o preparo desses clássicos no Bom Gourmet e surpreenda os convidados!

Acompanhamentos

Está indeciso sobre quais acompanhamentos servir na ceia de Natal? Nesse link, listamos 26 opções de farofas para acompanhar as carnes natalinas. No vídeo a seguir você aprende uma farofa de ovo bem famosa em Curitiba. Quem ensina o preparo é o chef de cozinha da churrascaria Badida.

Não podemos esquecer das uvas passas, ingrediente que desde sempre divide os comensais que o amam e os que o dispensam. Nessa matéria chefs ensinam como usar a fruta com parcimônia e agradar todo mundo.

Se você não gosta mesmo, que tal conhecer o pandoro, o primo do panetone que não leva uva passa nem, frutas cristalizadas.

E se você vai ficar com o panetone, descubra aqui como saber se ele é de boa qualidade ou não.

Sobremesas

Foto: Rodrigo Sóppa/Gazeta do Povo

Foto: Rodrigo Sóppa/Gazeta do Povo

Uma boa opção para finalizar a ceia de Natal, além do panetone claro, é apostar em sobremesas com frutas frescas e doces gelados. Afinal moramos num país tropical e as altas temperaturas pedem algo leve e refrescante. Por isso, indicamos três sobremesas para o Natal com frutas frescas e creme. Confira!

Se você quer algo mais tradicional, chefs ensinam cinco receitas de rabanadas: tradicional, com doce de leite, chocolate, leite condensado ou cereja. Veja aqui.

Champagne

espumante rosé

Foto: Bigstock.

Para o brinde de Natal, que tal um champagne? Selecionamos os 10 melhores champagnes brut em uma degustação às cegas.

LEIA TAMBÉM

>> A origem da nossa ceia de Natal

>> Fique longe do fogão! Restaurantes que abrem para a ceia de Natal e Ano Novo

>>  Bolo natalino com cereja e chocolate que vai surpreender os convidados

 

Compartilhe

8 recomendações para você