Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Babka de chocolate, aprenda a receita do pão doce que é sucesso na internet
| Foto: Bigstock

A receita de pão doce pode ser feita de diversas formas e recheada com cremes de vários sabores, mas a que tem feito mais sucesso ultimamente é a babka de chocolate.

Babka é um pão de origem judaica que tem raízes na Polônia do século 19. Essa receita de pão doce ficou mais conhecida a partir da presença do pão nas padarias de Nova York. Durante a pandemia, essa receita de pão doce ficou especialmente famosa na internet, ganhando a atenção de quem busca fazer pães em casa.

O pão doce geralmente é feito como um rocambole assado e recheado com chocolate. A chef Mauren Bonin, da Bonin Bakery, conta que ele também pode ter recheio de castanhas, frutas vermelhas, especiarias e até mesmo queijo. A dica é manter a receita do pão e inovar nos sabores.

A receita de pão doce deve seguir o passo a passo de maneira cuidadosa, já que não é rápida e exige bastante atenção de quem está cozinhando. Com a receita certa e dedicação, o resultado será excelente.

Receita de bapka de chocolate, pão doce da chef Mauren Bonin, da Bonin Bakery:

Babka de chocolate

Mauren Bonin, da Bonin Bakery

Ingredientes

  • Calda de Açúcar:
    1/2 xícara de açúcar refinado
    1/2 xícara de água
  • Creme de Chocolate:
    1/2 xícara de chocolate meio amargo
    1/4 de xícara de manteiga
    1/4 de xícara de açúcar
    1 colher de sopa de cacau em pó
  • Massa do pão:
    4 xícaras de farinha
    1 xícara de leite
    1 ovo
    1 colher de sopa de sal
    1/2 xícara de açúcar
    1 tablete de fermento biológico fresco (ou 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco)
    1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente

Modo de preparo

  1. Calda de açúcar
    Em uma panela, em fogo médio, coloque a água e o açúcar e aqueça até o açúcar dissolver e aparecerem as primeiras bolinhas, então desligue e reserve.
  2. Calda de Chocolate
    Em um bowl de vidro, coloque o chocolate picado e a manteiga. Leve ao micro-ondas por 1 minuto ou, se for preciso, um pouco mais até derreter.

    Misture bem o chocolate derretido e a manteiga derretida, acrescente em seguida o açúcar e o cacau em pó e, por fim, reserve a calda.
  3. Massa do Pão
    Separe todos os ingredientes da receita de pão doce.

    Em uma batedeira com o batedor gancho, coloque primeiro o leite, depois o ovo, o fermento biológico fresco, o açúcar, a farinha e o sal. Comece a bater em velocidade baixa por aproximadamente 6 minutos.

    Aumente a velocidade e adicione a manteiga, bata em velocidade média para alta por aproximadamente mais 6 minutos ou até a massa se desgrudar completamente das laterais da batedeira (ela deve estar, então, bem lisa e elástica).

    Tire a massa da receita de pão doce da batedeira e faça uma bola, colocando-a para fermentar por 1 hora em uma tigela untada com gordura e coberta com um plástico filme ou um pano.

    Assim que a massa dobrar de volume, coloque-a sobre uma bancada enfarinhada e abra com a ajuda de um rolo, de modo que ela adquira um formato retangular de 25cm por 45cm e 1cm de espessura.
Finalização
  1. Passe o creme de chocolate sobre a massa e enrole-a como um rocambole.
  2. Corte o rolo ao meio, no sentido do comprimento, e trance as duas metades, com as camadas de chocolate para cima.
  3. Unte uma forma de bolo inglês de 25x8x8 e coloque a massa do pão na forma untada (de preferência com papel manteiga, para facilitar a retirada depois).
  4. Deixe a massa fermentar por mais 1 hora (ou até que dobre de volume) e depois leve a massa para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.
  5. Assim que a massa sair do forno, passe a calda de açúcar por cima do pão para dar brilho, umidade e doçura ao seu pão.
  6. Desenforme e aprecie o resultado final!
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]