Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
bolo de banana no liquidificador
Bolo de banana no liquidificador com toque de coco.| Foto: Divulgação

O bolo de banana no liquidificador é uma receita fácil de fazer em casa, já que não exige equipamentos específicos como batedeira. Essa receita é bastante famosa e apreciada pelos brasileiros por utilizar uma fruta acessível e facilmente encontrada no país. Com a adição de um toque de coco, o bolo de banana ganha um sabor ainda mais especial, além de uma textura diferenciada. De acordo com o chef Alcemir Calazans, do Leve-me para Casa, o leite de coco garante uma massa macia e úmida para a receita de bolo de banana no liquidificador. 

Ele também afirma que, para que a receita funcione perfeitamente, a melhor banana a ser utilizada é a caturra (também conhecida como nanica). A fruta não deve estar mole nem muito madura. O chef também ressalta que é importante evitar bater muito a receita de bolo de banana no liquidificador. Segundo ele, “o excesso de manipulação desta mistura poderá deixar o bolo com a massa mais pesada”. Outra dica importante é não abrir o forno antes de 30 minutos.

Alcemir conclui que, para quem quiser dar um toque especial no bolo de banana no liquidificador, é recomendado polvilhar duas colheres de sopa de açúcar de confeiteiro e uma colher de sobremesa de canela sobre o bolo já desenformado. Vamos à receita?

Bolo de banana de liquidificador

Chef Alcemir Calazans, do Leve-me para Casa
Rendimento16 fatias
PreparoFácil

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de água 
  • 5 colheres de sopa de óleo de soja 
  • 3/4 de xícara de chá de coco ralado 
  • 1 e ¼ de xícara de chá de açúcar 
  • 1 e ¼ de xícara de chá de farinha de trigo 
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • 2 ovos 
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • 1 colher de chá de canela em pó 
  • 6 bananas amassadas

Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 230°C.
  2. No liquidificador, coloque água, óleo, leite de coco e ovos e bata até a mistura de bolo de banana no liquidificador ficar bem homogênea.
  3. Adicione o açúcar e bata novamente até a mistura ficar homogênea, acrescentando em seguida a banana amassada e batendo novamente. 
  4. Peneire a farinha e a canela em pó em uma vasilha grande e adicione nessa vasilha a massa do bolo de banana no liquidificador, misturando aos poucos e mexendo tudo com uma colher ou um fouet.
  5. Adicione o coco ralado e o fermento e misture novamente, bem delicadamente.
  6. Coloque a mistura em uma forma untada com margarina e farinha e, em seguida, leve para assar por 25 minutos no forno a 230°C, reduzindo em seguida para 200°C e assando por mais 15 minutos. 
  7. Faça o teste do palitinho para ver se o bolo de banana no liquidificador já está assado e, depois, retire-o do forno e aguarde até que ele esteja morno para ser desenformado.
  8. Polvilhe o açúcar de confeiteiro e a canela sobre o bolo e sirva-o em seguida. 


Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]