Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Rosbife é um prato tradicional nos almoços de domingo.
Rosbife é um prato tradicional nos almoços de domingo.| Foto: Leticia Akemi

O rosbife é a versão brasileira do roast beef, carne assada típica do almoço de domingo no Reino Unido. Sua principal característica é ter a parte exterior da carne mais assada e o interior mal passado. É feito em duas etapas, no fogão e no forno, e o resultado é uma carne tenra e saborosa, que pode ser servida tanto quente, como prato principal, quanto fria, como opção para rechear um sanduíche.

A chef Andrea Vieira é uma fã do clássico, assim como sua família. “É um prato que meus filhos amam. A carne fica mal passada, rosada no centro. E é rápido e fácil de fazer, e não exige nenhum utensílio diferente. Aqui, é o nosso prato emergência, procuro sempre ter uma peça de mignon para poder preparar o rosbife rapidamente.”

Além do preparo com filé mignon, o preferido da chef, outras opções de cortes são alcatra, patinha e coxão mole. “Eu gosto muito do filé mignon porque acho ele perfeito para o rosbife, já que ele tem uma espessura quase igual em toda a peça. A única exceção é a primeira fatia, bem na ponta. Isso facilita a ficar com o mesmo ponto, o que não acontece com outros cortes.”

Na casa da chef, o molho preferido para acompanhar é o de mostarda, mas a carne recebe bem diferentes tipos de molhos, além de acompanhamentos diversos, como batata, legumes, arroz ou massas. “Se você tem uma peça de carne em casa, você consegue preparar uma bela refeição. Para fazer o molho de mostarda, eu aproveito o caldo da carne, e só adiciono vinho e mostarda”

Além do preparo tradicional, quente, ele pode ser servido como uma carne fria. A forma de preparo é a mesmo, o que muda é a espessura em que será fatiado. Servido quente, pode ser cortado em pedaços mais grosso. “Depois de pronto, esperar esfriar uns 10 minutos pros sulcos voltarem para o lugar e já pode cortar em fatias maiores.”

Se for servir frio, o ideal é que, depois de pronto, espere esfriar e volte para a geladeira ou mesmo para o freezer para que a carne fique bem firme. Quando estiver gelado, aí o rosbife deve ser fatiado em pedaços bem finos.  A chef ensina o passo a passo para fazer o rosbife perfeito:

Rosbife

Andrea Vieira, d'A Casa de Antônia

Ingredientes

  • 800 g de filé mignon (corte central) em temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola ou outro
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Passo a Passo:

1 - Tire a carne da geladeira pelo menos uma hora antes, para que esteja em temperatura ambiente. Tempere com sal e pimenta a gosto.

| Leticia Akemi

2 - Aqueça uma panela de fundo grosso, de preferência uma panela de ferro. Coloque azeite ou óleo vegetal para esquentar.

| Leticia Akemi

3- Coloque a carne e deixe dourar.

| Leticia Akemi

4- Vire com a ajuda de uma pinça para que ela doure de todos os lados.

| Leticia Akemi

5- Quando ela estiver já dourada de todos os lados, coloque a manteiga.

| Leticia Akemi

6- Quando a manteiga derreter, regue bem a carne.

| Leticia Akemi

7- Retire a carne da panela e transfira para uma forma e leva ao forno pré-aquecido a 200°C e deixe por 20 minutos.

| Leticia Akemi

8- Retire do forno e deixe a carne descansar por 5 a 10 minutos. Esse processo é necessário para que os sulcos da carne voltem e o caldinho não se perca ao cortar.

| Leticia Akemi
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]