Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
como cozinhar almôndegas
Dicas de como cozinhar almôndegas.| Foto: Bigstock

Almôndegas, polpette ou boulettes de viande, não importa o idioma. Essas bolotas de carne ricas em textura, intensas no sabor, macias e redondinhas são perfeitas para o dia a dia ou uma data especial. Se você está interessado em entender de verdade como cozinhar almôndegas perfeitas, saiba que vai precisar de cortes de carne saborosos e com um bom percentual de gordura para agregar suculência.

A chef Taissa Schuartz, da A Chef Chic - Gastronomia Personalizada, recomenda um blend de 50% de carne bovina (patinho, músculo ou acém), 50% de carne suína (pernil ou paleta) e, ao final, o acréscimo de 25% de gordura (bacon ou linguiça).

Você quer saber como cozinhar almôndegas, mas prefere usar somente carne bovina na sua receita? Neste caso, opte pela mistura de cortes, uma parte de músculo e outra de costela, por exemplo, mas não deixe de acrescentar a gordura.

Para cozinhar almôndegas saborosas é essencial ter pão na receita! Agregar ao seu blend de carne miolo de pão umedecido com leite ou água morna traz à receita memórias de uma cozinha de fazenda. Jamais use farinha, porque ela tende a deixar as almôndegas secas e duras.

Agora vamos acrescentar sabor: cebola e alho bem picadinhos, um pouco de orégano, uma pitada de cominho e sal a gosto. Para “colar” todos estes ingredientes agregamos ovos ligeiramente batidos.

Um toque de chef? Raspas de noz moscada. Subindo de nível? Uma pitada de canela. Internacionalizar? Uma colher de chá de pimenta síria!

Confira a receita almôndegas:

Almôndegas

chef Taissa Schuartz
Tempo de preparo50 minutos
Rendimento20 almôndegas pequenas
PreparoFácil

Ingredientes

  • 500 g de carne moída (blend de carne bovina e carne suína) 
  • 150 g de bacon ou linguiça moídos 
  • 150 g de miolo de pão umedecido e espremido 
  • 2 ovos pequenos (100 g) 
  • 1 cebola média picadinha (100 g) 
  • 2 dentes de alho moídos (50 g) 
  • 1 colher (café) de cominho  
  • 1 colher (sobremesa) de orégano  
  • 1 colher (café) de noz-moscada (opcional) 
  • 1 colher rasa (sobremesa) de pimenta síria (opcional) 
  • 1 pitada de canela (opcional)
  • Sal a gosto 

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes, a exceção das carnes, em um recipiente e misture até que os aromas transitem pela sua cozinha como fazem pelas vielas de um mercado marroquino. 
  2. Comece a agregar a carne aos poucos, delicadamente e com movimentos lentos e circulares. O resultado final deve ser uma massa consistente, mas macia. 
  3. Com todo carinho que a parceria entre você e as suas almôndegas merece, comece a moldá-las. Nem muito pequenas, nem muito grandes, mas que caibam na palma da sua mão como uma pérola aconchegada em sua concha. Para facilitar esteja sempre com as mãos molhadas. 
  4. Agora o toque final: em uma frigideira pequena aqueça 3 colheres de sopa generosas de manteiga com um fio de óleo e doure as almôndegas para manter seu formato e estrutura. Não precisa cozinhá-las por completo, deixe esta tarefa para o melhor molho de tomates que você tiver.  
  5. Transfira as almôndegas para a panela com o molho e cozinhe por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo para que os sabores e aromas sejam compartilhados. 
  6. Desligue o fogo, deixe repousar por 5 minutos, decore com folhas de manjericão frescas e sirva acompanhado de arroz bem soltinho ou purê de batata amanteigado. Inspire-se e bom apetite! 
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]