Pirulito de cristal.
Pirulito de cristal.| Foto: Reprodução/Instagram

Você já ouviu falar em pirulito de cristal? O doce se destaca pela estética: é fino e transparente como um cristal - daí o nome - e recebe decorações internas que vão de glitter comestível a papel de arroz impresso com estampa personalizada.

A receita não é nova, mas foi a partir da visão de uma confeiteira curitibana que o pirulito de cristal foi parar no livro produzido em comemoração aos 110 anos da marca de açúcar União. Há quase três anos, Heloísa Ehlke se destaca com a produção dos pirulitos.

A confeiteira se encantou pela técnica quando procurava inspirações na internet. O grande problema, no entanto, era a produção. “Eu cheguei a participar de um curso para aprender a fazer, mas era muito artesanal, trabalhoso e praticamente não era rentável. Demorava muito tempo para produzir apenas quatro unidades”, explica. Após muitos testes e adaptações da receita, a confeiteira encontrou uma maneira de ampliar a produção e fazer os pirulitos em larga escala.

Açúcar, glucose de milho e água. Apenas esses três ingredientes são usados na confecção do doce. O segredo está na técnica. “Como são feitos, basicamente, com muito açúcar, os pirulitos são sensíveis e não podem ficar expostos ao calor direto. Durante a produção, também é preciso controlar bem a temperatura”, ensina.

A decoração fica por conta da imaginação de quem produz. “É o que deixa o doce bonito. Como ele é transparente, é possível decorar de diversas maneiras, inclusive personalizando com frases, nomes e personagens infantis”, explica Heloísa.

No início, eram brigadeiros

A confeiteira tem 22 anos e entrou neste universo em 2018, vendendo brigadeiro na rua, após trancar a faculdade de Jornalismo e decidir que queria trabalhar com confeitaria. “Incentivada por conhecidos que provaram meus doces, comecei a vender brigadeiros e, também, a pesquisar mais sobre esse universo e novas receitas”, conta Heloísa, que está concluindo o curso de Gastronomia na Universidade Positivo.

De lá para cá, já foram produzidos mais de seis mil pirulitos e Heloísa se tornou reconhecida pela técnica, ministrando cursos particulares e, também, em lojas especializadas em artigos para confeitaria. Ano passado, a confeiteira abriu a Loli Doces, no bairro Xaxim, e também foi convidada a integrar o livro “Receitas para 110 anos doces”, da União. “Foi uma grande alegria ser reconhecida pelo meu trabalho”, comemora.

Pirulito de cristal

Heloísa Ehlke
Tempo de preparo20 minutos
Rendimento12 unidades
PreparoMédio

Ingredientes

  • 170 g de açúcar granulado
  • 170 g de glucose de milho
  • 60 ml de água
  • Óleo para untar
  • Confeitos de açúcar para decorar

Modo de preparo:

  1. Unte as forminhas de acetato para pirulito, decore com confeitos de açúcar e reserve.
  2. Em uma panela, coloque o açúcar granulado, a glucose e a água.
  3. Leve ao fogo médio, sem mexer, acompanhando a temperatura até atingir 122°C.
  4. Retire do fogo e imediatamente faça o choque térmico da panela com água em temperatura ambiente.
  5. Preencha as formas reservadas e espere esfriar totalmente.
  6. Desenforme e sirva a seguir.

Serviço:
Onde: Rua Antônio Rebelatto, 288, loja 3 - Xaxim
Quando: de terça a domingo, das 13h às 19h
Mais informações: @lolidoces

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]