i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Toque Mágico

Por que devemos colocar sal ou açúcar em pratos doces e salgados?

  • PorGisele Rech
  • 05/02/2020 11:26
Sablé Bretón é um biscoito doce levemente salgado. Foto: Divulgação.
Sablé Bretón é um biscoito doce levemente salgado. Foto: Divulgação.| Foto: Divulgação

Com aquela receita do seu doce favorito em mãos, você começa a separar os ingredientes, um a um, para bancar o chef e fazer um autêntico mise en place. Até que, em dado momento, a lógica se rompe. Aparece aquela pitada de sal em meio aos ingredientes mais afeitos à confeitaria. Ou, ao contrário, você está preparando aquele molho de tomate e lá vem aquele toque de açúcar.

Surpreendente? Nem tanto. A inclusão de um toque de sal em receitas doces e de açúcar, em salgadas, é muito mais comum do que se possa imaginar. E há toda uma explicação para esta técnica, que, na maioria das vezes, cumpre o papel de realçar os sabores.

O chef Alexandre Bressanelli, da escola de gastronomia do Centro Europeu, explica que no caso das receitas salgadas, o açúcar, em algumas situações, pode funcionar no aspecto estrutural da preparação dos pratos. “Muitas vezes o açúcar é usado para quebrar a acidez, assim como ingredientes como mel, maçã ou cenoura”. Por isso, não se surpreenda se na receita de molho de tomate, por exemplo, aparecer aquela pitada de açúcar.

Molho de tomate costuma levar um toque de sal. Foto: Divulgação
Molho de tomate costuma levar um toque de sal. Foto: Divulgação| Gazeta do Povo

O ingrediente também costuma estar presente em receita de molhos de carnes, como de laranja ou frutas vermelhas. “Às vezes, o açúcar da fruta (frutose) não é suficiente para o contraste e é necessário adicionar mais”, diz Bressanelli.

Ele acrescenta que todos os processos são influenciados pela percepção dos sabores nas papilas gustativas, estruturas localizadas na língua que têm relação direta ao sentido da gustação.  “No caso dos doces, por exemplo, o sal ajuda a tornar o doce mais presente, realça o sabor”, ensina o chef.

Doce sabor

No caso específico dos doces, a inclusão do sal nas receitas também pode ter múltiplas funções. Segundo a confeiteira do Business Club, Thaís Fischer, o papel do ingrediente depende do tipo de receita a ser elaborada.

“A principal função do sal nas receitas doces é realçar sabor. Não precisa ter medo de colocar uma boa pitada quando solicitado. Em geral, ela corresponde a no máximo 2% do total do peso da receita, o que não traz o sabor salgado, apenas o realce”, explica.

A clara de neve costuma levar um toque de sal. Foto: Letícia Akemi
A clara de neve costuma levar um toque de sal. Foto: Letícia Akemi

Em outras receitas, como de croissants e de outros tipos de pães com notas adocicadas, o sal tem um papel importante nos processos químicos. “É um ingrediente que ajuda a controlar fermentação de massa e reforça a estrutura do trigo”.

Outra função importante do sal nas receitas doces, de acordo com a confeiteira, está na preparação das claras em neve, que costumam ser incorporadas no preparo de bolos, como o pão de ló. “O sal dá um reforço na estrutura de claras, a deixa mais brilhante e mais aerada. Algumas gotas de limão também podem ajudar neste processo”, ensina.

Entretanto, em algumas receitas tradicionais, como de sablé breton (um biscoito amanteigado típico da França), o sal tem um papel mais marcante. “É uma receita doce, mas que tem um toque tradicionalmente salgado”. O mesmo se aplicar, por exemplo, a chocolates com toque de flor de sal. “É um toque que dá contraste de sabor e pelo formato em que o sal se apresenta, demora a se dissolver e se mescla aos sabores doces e amargos do chocolate, proporcionando uma experiência diferente”, diz.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.