Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
receitas de estrogonofe
Estrogonofe suíno do restaurante Strô: prato russo ganhou diferentes versões no Brasil.| Foto: Divulgação/Strô

Cancelaram o estrogonofe. O motivo é a Guerra na Ucrânia e as ações da Rússia neste conflito. Mas, sem nem chegar às discussões ideológicas e geopolíticas, já podemos dizer: cancelar o estrogonofe é uma injustiça. Afinal, há muito tempo esse prato de origem russa foi abraçado pela mesa brasileira e ganhou as mais variadas versões. Algumas dessas receitas de estrogonofe, certamente, só existem por aqui.

Por isso, separamos algumas versões abrasileiradas. Mas, antes de começar essa conversa, você precisa saber como é a receita de estrogonofe tipicamente russa. Mostramos tudo nessa reportagem feita durante a Copa do Mundo na Rússia, em 2018.

Por lá, nada de batata palha e arroz nos acompanhamentos. O clássico russo é servido com purê de batatas, salada de repolho, picles e ervas frescas.

Agora, vamos às receitas de estrogonofe em versões brasileiras:

A receita do estrogonofe tradicional do Brasil

Essa seria, por assim dizer, a versão do estrogonofe tradicional brasileiro. Vai carne, creme de leite, cogumelos e ketchup. Arroz branco e batata palha entram como acompanhamentos. Essa receita que o Bom Gourmet garimpou é a do restaurante Ile de France, famoso em Curitiba por ter um dos melhores estrogonofes da cidade.

Estrogonofe com pinhão é a cara do Paraná

Se tem um ingrediente que tem a cara do Paraná, esse ingrediente é o pinhão. E o pinhão também virou estrogonofe. Nessa receita, ainda entram três tipos diferentes de queijos e molho de tomate. Com certeza, não tem disso na Rússia.

De frango, com espumante e coentro

Nessa versão de estrogonofe preparada pelo chef Ivan Lopes temos peito de frango como proteína e espumante no lugar do conhaque. Cenoura, brócolis e coentro (ok, esse não é obrigatório) também fazem parte da receita. Vai dizer que tem um estrogonofe desses na Rússia? Jamais.

Também tem receita de estrogonofe com carne suína

Sim, também criamos o estrogonofe de carne suína. Essa versão foi compartilhada com o Bom Gourmet pelo chef Vitor Bourguignon, que em 2019 venceu o Masterchef, a Revanche. Bourguignon assina o cardápio do Strô, restaurante inaugurado em 2021 e especializado nas mais diversas versões de estrogonofe.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]