Receitas & Pratos

vapt vupt

6 preparos que ficam prontos em 30 minutos

Os chefs Paulo Zanatta, do Don Max, e Eudemar Cavalcanti dão dicas de pratos saborosos e rápidos para fazer em casa

por Katia Michelle Publicado em 13/02/2018 às 07h
Compartilhe

Para receber amigos, reunir a família ou até degustar sozinho. Sempre há boas opções de pratos rápidos e práticos para cozinhar. E se você acha que precisa ter muitos dotes culinários para preparar algo que fuja do convencional, acalme-se, conte até três, comece a cortar os ingredientes e em aproxidamente  30 minutos você terá uma superrefeição para saborear.

O chef Paulinho Zanatta, do Don Max, dá três sugestões para comer a qualquer hora do dia (ou da noite): aspargos com presunto cru, berinjela gratinada e mignon com cogumelos Paris. “Os aspargos frescos são muito fáceis de fazer e práticos para qualquer ocasião. Grau de dificuldade zero”, diz Zanatta.

Também contrariando a máxima de que a pressa é inimiga da perfeição, o chef Eudemar Cavalcanti, da Zafferano Eventos, aposta nas proteínas e carboidratos para fazer pratos práticos e completos: omelete com queijo branco, espetinhos de frango com bacon e batatas recheadas com cream cheese. Delícias que também ficam prontas rapidinho. Então, escolha a que combina melhor com a ocasião e surpreenda-se com o que pode ser feito em tão pouco tempo.

Mignon com cogumelos paris

Foto: Leticia Akemi

Foto: Leticia Akemi

Corte o mignon em cubos (ou já peça dessa forma no açougue), fatie o cogumelo e corte um pouquinho de salsinha. Junte os dois numa frigideira, coloque alho picadinho, sal e pimenta a gosto, finalize com a salsinha e está pronto!

 

LEIA TAMBÉM

Receita: bolo de laranja sem glúten nem lactose

Jamón por R$ 560/kg? Existe e tem curitibano comprando

***

Berinjela gratinada

Foto: Leticia Akemi

Foto: Leticia Akemi

Nada de truques para que a berinjela não amargue. Aqui a única dica é descascar e levar ao forno antes de fazer a montagem. O molho de tomate deve fazer a base na travessa e depois alterne com fatias horizontais de berinjela pré-assada (com azeite e sal) por 20 minutos, com muçarela e molho, finalizando com o molho e parmesão. Forno até gratinar.

***

Omelete com queijo branco

Foto: Leticia Akemi

Foto: Leticia Akemi

A única possível dificuldade desse prato é “enrolar” a omelete de forma que ela fique douradinha por fora e macia por dentro. No mais, basta cortar tomate e queijo branco em cubinhos pequeninos, temperar com sal e pimenta-do-reino e incorporar aos ovos batidos com um garfo. Incremente com cenoura ralada. Na hora de servir, cheiro-verde picado complementa a receita.

***

Aspargos com presunto cru

Foto: Leticia Akemi

Foto: Leticia Akemi

O preparo é simples, basta escolher aspargos frescos, cortar o talo, enrolar presunto cru em toda a extensão de cada um dos aspargos e colocar no forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos a 180 graus C .  Se preferir, pode usar o presunto Parma. Não precisar colocar sal.

***

Espetinhos de frango com bacon

Foto: Leticia Akemi

Foto: Leticia Akemi

Corte o frango em cubos, tempere com sal e pimenta-do-reino, e enrole em uma fatia de bacon. Monte os espetinhos e asse ou frite em frigideira antiaderente até que estejam cozidos e douradinhos. Para o molho, refogue cebola e alho na manteiga e acrescente mostarda dijon e creme de leite, deixe reduzir e sirva os dois juntos. Esse é perfeito para compartilhar.

***

Batatas recheadas com cream cheese

Foto: Leticia Akemi

Foto: Leticia Akemi

Enquanto deixa as batatas  (tipo bolinha) fervendo até ficarem ao dente, prepare o recheio misturando cream cheese, creme de leite e parmesão ralado, temperado com sal e pimenta a gosto. Retire as batatas da água, retire parte da polpa e recheie. Leve ao forno até ficarem douradas.

Compartilhe

8 recomendações para você