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Como as redes sociais podem fazer do seu restaurante um sucesso (ou um fracasso)
É certo que, pelo menos uma vez em sua vida digital, o leitor já decidiu onde jantar a partir de uma foto no feed do Instagram. “Hoje, as redes sociais interferem 100% em um negócio. Por isso, os empresários precisam ficar muito atentos às redes sociais”, alerta a consultora de tecnologia, Fernanda Musardo.
Não só pela interação do cliente com o perfil do restaurante, mas também ao que está sendo postado sobre a marca. “Ao estar no ambiente físico do empreendimento, o cliente leva sua experiência ao virtual”, diz Fernanda.
Aprender a usar esses recursos é imprescindível na gestão de um restaurante nos dias de hoje. Se bem feita, a comunicação digital pode aumentar o movimento e melhorar a experiência do cliente com a marca.
Foi o que Gustavo Romero, sócio do Sina Fast Casual Burger, conseguiu com seus esforços ao administrar as redes sociais da hamburgueria, aberta há um ano no bairro Água Verde. “Temos uma empresa de marketing digital que dá suporte e faz toda a parte dos patrocinados. Mas o conteúdo e a pegada da comunicação nos canais do Sina sou eu que direciono”, relata.
O motivo mais comum que leva os donos a tomarem conta das redes sociais do próprio negócio é bem conhecido pelos empresários: a falta de recurso financeiro. “No início, não tinha dinheiro para contratar alguém. Como eu sou, também, o perfil do cliente que vem ao Sina, consigo produzir conteúdos com aderência”, diz Romero.
Romero se refere, por exemplo, a estar atento aos assuntos do momento – como os trend topics e hashtags mais usadas – para criar uma publicação no dia e saber quando lançar mão de publicidade paga. “Colocamos 90% do nosso orçamento no Instagram e 10% no Facebook, porque a maioria dos nossos clientes tem até 35 anos e usam mais o Instagram”, exemplifica. Por dia, o Instagram do Sina tem cerca de mil acessos e o site, 60.
Criar identificação
Administrar as redes sociais, postando com regularidade e prestando atenção nos assuntos do momento são uma parte do trabalho. “O cliente interage com a marca além do horário de funcionamento. Ele faz perguntas, curte e faz referências à marca em seu próprio perfil”, atenta Fernanda.
“Se o cliente se identifica com a comunicação digital, é preciso que ele encontre a mesma linguagem no espaço físico”, frisa a consultora. No Sina, a ambientação tem grafite nas paredes e rap americano nas caixas de som. “Nossa comunicação nas redes traz essa pegada e, fisicamente, o cliente percebe a continuidade”, detalha Romero. Há fotos no feed do Instagram do Sina que têm 5 mil curtidas e o ambiente colorido convida os clientes a registrarem o momento em seus perfis.
Nove anos mais velho que o Sina, o Quermesse Bar, no bairro Bom Retiro, nasceu quando as atuais redes sociais nem existiam – ou não tinham a força que têm – e a comunicação forte era offline.
“Começamos com panfletos e anúncio na rádio. Em 2011, fizemos um site com as principais informações, reserva on-line, promoções e fotos dos clientes que frequentavam o bar”, relembra o empresário José Araújo Netto, que dirige a comunicação do negócio e conta com uma equipe interna que atende todos os restaurantes do grupo (Porks, Quermesse e Mr. Hoppy).
Com as transformações rápidas do meio digital, Araújo Netto precisou adaptar a comunicação constantemente para manter próxima a relação com os clientes. “Nossos clientes envelheceram com o negócio, mas temos a missão de mostrar a pegada ‘bar raiz’ aos mais jovens”, explica.
No investimento em publicidade, 60% dos recursos do Quermesse vão para anúncios no Facebook, onde o bar tem 42 mil seguidores. “Não posso deixar de lado o público mais jovem, até para renovar nossa clientela”, destaca Araújo Netto, fazendo referência ao Instagram.
Dicas
A consultora de tecnologia Fernanda Musardo lista dicas que os empreendedores devem ter mente ao gerenciar as redes sociais de seus restaurantes:
- Não assuma que todos os seguidores conhecem seu restaurante. Use os diversos recursos de cada rede social para repetir as principais informações de seu negócio de formas diferentes.
- O ambiente físico deve estimular o cliente a fazer fotos para publicá-las em seus perfis, divulgando positivamente seu negócio.
- Equipe seu restaurante com rede Wi-Fi e tomadas para atender aos clientes, crie hashtags com promoções específicas e estimule que os clientes façam publicações com check-in em seu restaurante.
- Responda a todos que de alguma forma se comunicam com a marca pelos canais digitais
- Seja receptivo, mesmo com os clientes que trazem reclamações.
- Procure impactar em todas as telas, principalmente o mobile. Quanto mais se produzir pelo celular, mais o responsável pelas redes sociais vai entender e dominar a linguagem de cada plataforma.
- Adapte o mesmo conteúdo para o perfil de cada rede social e para diferentes plataformas.
- Conheça as possibilidades de cada rede social e plataforma usada. Aprenda a administrar a comunicação digital, mesmo que haja uma empresa responsável pela sua marca.
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