Restaurantes

Prêmio

Restaurante italiano devolve a Estrela Michelin

A decisão contracorrente do Donatella, de Oviglio, no Piemonte: “Corríamos o risco de não ser mais o restaurante de quem mora aqui”

por Andrea Torrente Publicado em 03/06/2015 às 12h
Compartilhe
chef mauro bellotti donatella

Mauro Bellotti, chef do Donatella, não gosta de ficar sob os holofotes. Foto: Reprodução/Facebook.

Numa época em que entrar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo é o reconhecimento mais cobiçado pelos chefs e as estrelas do Guia Michelin uma condecoração a ser exibida com orgulho, há quem vá na contracorrente e chegue ao ponto de devolver o valioso título da publicação francesa. É o caso de Donatella e Mauro Bellotti, proprietários do restaurante Donatella, localizado no pequeno município de Oviglio (apenas 1.300 habitantes), na região do Piemonte, na Itália. Há alguns dias, eles restituíram ao celebre guia francês a Estrela que conquistaram em 2008.

“Vamos devolver a Estrela porque não é fácil aguentá-la em um território como este, que sente a crise econômica mais que outros. Esta é Oviglio, não Milão. A Estrela numa pequena comuna como esta pode causar uma separação do território. Corríamos o risco de não ser mais o restaurante de quem mora na nossa frente”, explicaram ao jornal italiano La Stampa. O restaurante, que abriu em 2004, se tornou destino do turismo gastronômico, com clientes vindo de todos os cantos da Itália, depois de conquistar a homenagem 7 anos atrás. “Mas se não cozinhamos para quem mora a três quilômetros daqui, qual é sentido?”, questionam-se os donos.

Esta reflexão levou à escolha que eles definem como “ponderadíssima e muito sofrida”. Para comunicar a decisão, eles escreveram uma carta ao Guia Michelin. Assunto: devolução da Estrela. “Somos pessoas simples, meu marido é tímido e não se expõe, não se mostra na sala do restaurante”, explica Donatella. “Hoje muitos restaurateurs dão o melhor de si sob os holofotes; nós gostamos de cozinhar, servir as pessoas, fazer com que elas se sintam bem. Não somos bons em nos exibir”, diz o documento.

A casa reabre no fim de junho com o novo nome Donatella Bistrot e novo conceito: o cardápio não terá pratos de peixe e será reformulado com uma cozinha mais leve, com ingredientes mais “pobres” e mais atentos à memória da região. Em Oviglio, as estrelas não são tudo, nem as Michelin.

 

battuta di carne donatella

Carne crua batida com a faca: três modos de degustá-la. Era um prato clássico do Donatella. Foto: Divulgação.

Compartilhe

8 recomendações para você