Experiência

Roteiro

Lisboa sem clichês: quatro lugares para se deliciar na capital portuguesa

Bom Gourmet fez uma seleção de estabelecimentos que unem boa gastronomia e um toque de inovação em sua proposta e cardápio

por Anderson Hartmann, de Lisboa, Portugal, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 02/11/2019 às 14h
Compartilhe

Que o bacalhau é o clássico absoluto quando se fala da gastronomia portuguesa, não se pode negar. Mas diante da grande transformação que Lisboa vem passando nos últimos anos, até a forma de utilização da iguaria tem se modificado. Há quem diga que a capital lusitana é a nova bola da vez da Europa, atraindo milhares de visitantes em busca de experiências turísticas, sensoriais, artístico-culturais e enogastronômicas.

antiga-fabrica-lisboa-1

Antiga fábrica de Lisboa hoje dá vida a centro criativo com dezenas de opções gastronômicas e comerciais. Foto: Anderson Hartmann/Gazeta do Povo.

>>> Tradicional restaurante de Lisboa ensina como fazer um legítimo bacalhau

Neste sentido, surgiram centenas de novas opções de restaurantes – não somente com o melhor da gastronomia local, mas também com pratos de cozinhas dos quatro cantos do mundo. E as combinações vão muito além de pratos deliciosos – se juntam a ambientes descolados e com um toque de inovação em sua proposta e cardápio.

Para quem está de malas prontas para visitar o novo Eldorado dos brasileiros, o Bom Gourmet preparou uma lista de cinco lugares inusitados e imperdíveis de Lisboa para conhecer. Confira!

Aquele lugar que não existe

Mix de restaurante e bar instalado em um galpão com estilo industrial. Móveis descombinados, objetos pendurados no teto, mesa de sinuca no meio do salão, ombrelone aberto dentro da área coberta, forno a lenha no meio do ambiente, mesas de palets, sofás, plantas, espelhos, e um astral super descolado.

O cardápio une o melhor da culinária italiana, com suas pizzas, e indiana, com entradas e pratos classificados pelo sabor adocicado ou apimentado. Destaque para as pizzas exóticas da casa: bacalhau marinado em noz moscada e limão; cavala em conserva com roquefort; e morcela salteada em laranja e chouriço picante.

Consulte as opções de vinhos portugueses, mas não deixe de conferir a carta de drinques com várias opções de gelos com sabores variados. E por que não temos fotos para ilustrar? Para manter o enigma e fazer jus ao seu DNA, em “Aquele lugar que não existe” é proibido tirar foto. Só indo até lá para desvendar os seus mistérios!

Serviço

Rua do Açúcar, 89 – Marvila
Lisboa, Portugal
Fone: +351 960 016 208
Aberto diariamente das 12h30 às 15h e das 16h às 01h
Facebook: Aquele Lugar que Não Existe

Tapisco

O conceito “a partilha faz a mesa” oferece espaço para 32 comensais, sendo 10 sentados junto ao balcão deste restaurante recém-inaugurado e que já ostenta uma estrela no Guia Michelin. Trata-se de um convite do chef Henrique Sá Pessoa para apreciar delícias dos dois lados da fronteira: tapas espanholas e petiscos portugueses.

tapisco

Foto: Anderson Hartmann/Gazeta do Povo.

O ambiente localizado no número 81 da Rua D. Pedro V, no refinado bairro do Príncipe Real, funciona sob a admiração do público presente – que pode observar a equipe de cozinheiros em ação, o preparo dos pratos e até mesmo questionar o chef sobre alguma curiosidade sobre as receitas.

No menu sofisticado estilo fine dining estão pratos como salada de polvo com vinagrete e páprica defumada, steak tartare de atum com abacate e “ovas de wasabi” e algumas versões diferentes de preparo de bacalhau como bacalhau à Brás com gema confitada. Não deixe de provar os vermutes da casa, considerados carro-chefe do Tapisco.

Serviço

Rua D. Pedro V, nº 81 – Príncipe Real
Lisboa, Portugal
Fone: +351 213 420 681
Aberto todos os dias das 12h à meia-noite
Confira o site 

Lx Factory

Os 23 mil metros quadrados construídos no bairro de Alcântara no ano de 1846 deram vida a uma das fábricas mais importantes de Lisboa. Depois de muitos anos fechada, passou por uma reforma e foi devolvida à comunidade com o nome de Lx Factory. Trata-se de uma espécie de centro criativo alimentado por empresas e profissionais da moda, publicidade, comunicação, arte, arquitetura, música, entre outros.

Foto: Anderson Hartmann/Gazeta do Povo.

E para conferir ainda mais efervescência aos incontáveis visitantes, a antiga fábrica hoje dá vida não somente a empreendimentos, escritórios e startups, mas também bares, restaurantes, cafés, creperias, sorveterias, lojas e livrarias. Não deixe de passar no The Therapist – um espaço que mistura bar, restaurante, café e muito mais.

O menu terapêutico conta com opções de pratos orgânicos, detox, panquecas, omeletes, bolos, açaí, sucos, cervejas, vinhos e acredite: uma clínica e escola para pessoas que procuram uma vida saudável e sustentável. Outro lugar imperdível da Lx Factory é a Livraria Ler Devagar, que além dos milhares de exemplares à mostra nas paredes do prédio centenário, também conta com um café dentro do espaço.

Serviço

Rua Rodrigues de Faria, 103
Lisboa, Portugal
Fone: +351 21 314 3399
Confira o site

Povo

Localizado no coração da Rua Cor-de-Rosa, onde acontece a noite lisboeta, o Povo é uma mistura de bar e restaurante que recupera o conceito de tasca portuguesa com um contexto mais urbano. Une a simplicidade da comida tradicional portuguesa com atividades culturais.

povo

Foto: Anderson Hartmann/Gazeta do Povo.

Em seu cardápio, o petisco tradicional português é o ponto central. Ideal para quem gosta de compartilhar memórias, experiências, sabores e pratos. Tábuas de queijos regionais portugueses, croquete de bochecha de porco, moela, feijoada de ameijoas (um tipo de molusco português), salada de polvo, bacalhau na cama de purê de grão-de-bico, dentre outras surpresas e iguarias, estão no menu que vai mudando ao longo das estações.

De terça a domingo, o Povo apresenta sessões de Fado, revelando jovens artistas especializados nesta canção considerada Patrimônio da Humanidade. Todas as segundas, a noite é dedicada à poesia e à sua fusão com outros gêneros artísticos. Na hora de ir embora (se for à noite), não deixe de passar para tomar um drink e conferir a surpreendente experiência da Pensão Amor, bem ao lado do prédio do Povo.

Serviço

Rua Nova do Carvalho 32 – 36
Lisboa, Portugal
povo@ctlisbon.com
Fone: +351 213 473 403
Confira o site

>>> Conheça o brasileiro que conquistou Portugal fazendo sushi de bacalhau

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

8 recomendações para você