Eventos Bom Gourmet
Restaurantes montam estratégias para conquistar votos no Prêmio Bom Gourmet
Faltando oito dias para o fim da votação do Sabor Popular – categoria do Prêmio Bom Gourmet decidida pelo voto do público –, os estabelecimentos concorrentes em Curitiba contam o que estão fazendo em busca de votos para seus quitutes.
A Mercearia Fantinato criou um banner virtual no Facebook para divulgar sua carne de onça, convocando os internautas a votarem no site do Bom Gourmet. Também estão em campanha nas redes sociais o cachorro-quente Nalcioditra (“tradicional”, escrito ao contrário) do Green Dog e o escondidinho de carne do Armazém Santa Ana.
Na Churrascaria do Darci, além da divulgação on-line, o churrasco de alcatra ganhou espaço em um panfleto entregue aos comensais junto com a conta. Não longe dali, no bar Casa Velha, “cada bolinho de carne vendido é um pedido de voto”, afirma a proprietária Rosane, que entrega para todo cliente uma tirinha de papel com o endereço da votação na internet. Ela ainda anexou ao cardápio as páginas da revista Bom Gourmet com a divulgação do Prêmio, e espalhou pelo bar cartazes com a foto do bolinho de carne, que concorre na categoria. Enquanto isso, nas feiras noturnas da cidade, uma faixa em frente à barraca do Mineiro X-pernil avisa que seu sanduíche de pernil com cheiro-verde está na disputa.
Há quem aposte apenas no sucesso dos seus quitutes para conquistar o título. É o caso do João Portuga, da Cantina Açores, que mesmo sem fazer campanha espera muitos votos para o bolinho de bacalhau. A proprietária da confeitaria Edelweiss, Marci Horta, também confia na fama da sua coxinha de frango com catupiry. “Deixo a critério do público, pois acredito que a votação deve ser espontânea”, diz. Na Pastelaria Brasileira, o boca a boca é a principal estratégia rumo à vitória do pastel tradicional, servido há mais de 50 anos. Na cantina Nonna Giovanna é a sogra do proprietário Márcio Lengler que se empenha na divulgação. “Ela conta para todo mundo que o bife alla parmigiana está concorrendo, e também usamos o Facebook para reforçar a campanha”, diz.
Doces na competição
Impossível não notar o banner na fachada da Confeitaria Empada Original, com a foto de sua queijadinha e o endereço para votar.
Se depender da campanha do Bella Banoffi, porém, o título será para sua torta Banoffi. Além de displays nas mesas, estimulando a votação da clientela, pedidos de votos são disparados por e-mail aos colaboradores, parceiros e fornecedores, e cartazes foram espalhados também nos demais restaurantes do grupo.
Nadia Lisicki, proprietária da Casa de Chá Kawiarnia Krakowiak, confia no boca a boca e nas redes sociais para eleger o Kremòwka, mais conhecido como “doce do papa”. Segundo ela, muitos clientes novos apareceram atrás do doce depois que ele entrou na competição.
No perfil da Casa di Bel no Facebook, os internautas podem conferir o passo a passo para votar em seu brigadeiro de panela. A proprietária Elizabel Braga confeccionou ainda displays de mesa e não abre mão da publicidade boca a boca.
O cartaz afixado no caixa e uma boa conversa com os clientes são as únicas estratégias da confeitaria A Familiar para eleger seu Madrilenho, que já concorreu ao Prêmio em 2011.