Plantão

Emprego

Mesmo com desemprego alto, restaurantes têm dificuldade em contratar trabalhadores

Associação do setor de alimentação promove fórum com 250 vagas de trabalho para contratação imediata em Curitiba

por Talita Boros Voitch Publicado em 29/10/2019 às 08h
Compartilhe

“Existe demanda por vagas e oferta de trabalho. O que falta é a ponte entre os interessados e os empresários do setor”. É dessa forma que o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR), Luciano Bartolomeu, justifica a iniciativa da entidade em promover um fórum de empregabilidade na próxima quinta-feira (31), onde serão ofertadas 250 vagas de trabalho em cozinhas e salões de restaurantes de Curitiba.

Serão 250 vagas ofertadas no fórum de empregabilidade da Abrasel. Albari Rosa/Gazeta do Povo

Apesar de ser hoje o setor de serviços que mais emprega no país – e com a taxa de desemprego em Curitiba e Região Metropolitana na casa dos 10% –, donos de restaurantes ainda reclamam da dificuldade em encontrar pessoas dispostas a trabalhar, considerando as peculiaridades do dia a dia dos restaurantes.

A primeira é trabalhar de pé, na cozinha ou no salão. A segunda diz respeito à disponibilidade. Hoje 70% da movimentação dos restaurantes é de segunda-feira a sábado, com direito a uma folga semanal. Normalmente no domingo — ou na segunda, para as casas que funcionam no domingo. “Trabalha também nos feriados e tem muita gente que não está disposta”, diz Bartolomeu.

Passadas essas questões, a boa notícia é que o setor de alimentação usualmente não exige experiência anterior ou escolaridade, apenas disposição de aprender a função. “Nos Estados Unidos, por exemplo, a cada quatro trabalhadores, um trabalhou no setor de alimentação. Serve como trampolim para outros setores”, afirma o diretor da associação.

Como vai funcionar o fórum

O fórum da Abrasel-PR será realizado em duas etapas e com recrutamento de interessados em dois horários – das 9h às 10h e das 14h às 15h, no Mercado Municipal de Curitiba. Não há necessidade de inscrição antecipada ou experiência anterior. Para se candidatar às vagas basta comparecer ao Municipal com uma hora de antecedência em qualquer um dos horários.

Após pegarem uma senha, os candidatos serão encaminhados a um fórum com 10 empresários do setor, que vão contar rapidamente aos candidatos o perfil desejado para um trabalhador de restaurantes. Entre os nomes estão o chef e empresário Beto Madalosso, da Forneria Copacabana e Madá; Nelson Goulart, do Ibérico Restaurante; Alex Dall´Agnol, do King Temaki; Marcelo Pereira, do Babilônia Gastronomia, entre outros.

Os que continuarem interessados serão encaminhados aos psicólogos da entidade, para ver se têm aptidão para a cozinha ou para o salão e depois para a finalização dos processos de contratação. Antes todos receberão capacitação de 12 horas em parceria com o Instituto Profissionalizante Paraná Aliança (IPPA), ligado ao sindicato laboral.

Serão duas turmas de treinamentos técnicos com 125 pessoas cada. A primeira vai de 4 a 7 de novembro, grupo que começa dia 11 de novembro a trabalhar. A segunda recebe capacitação  de 11 a 14 de novembro para começar a trabalhar no dia 18 de novembro.

“É como um curso técnico. Lá os trabalhadores vão aprender técnicas e boas práticas para o salão e cozinha. Para chegarem ao novo emprego com outro olhar sobre a função”, diz Bartolomeu. A Abrasel-PR tem 630 estabelecimentos associados em Curitiba.

Serviço
1º Fórum de Empregabilidade da Abrasel
Quando: 31 de outubro
Onde: Auditório do Mercado Municipal de Curitiba
Horário: das 09h às 10h e das 14h às 15h.
Mais informações no site da entidade ou pelos telefones (41) 3029-4244, (41) 9 9644-9816 e (41) 99879 -0281.

VEJA TAMBÉM

>>> Pesquisa brasileira mostra os principais erros dos donos de restaurantes

>>> 15 dicas essenciais para quem quer ter sucesso no ramo gastronômico

Compartilhe

8 recomendações para você