Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Conheça os premiados do Guia Michelin 2020: agora são quatro restaurantes com duas estrelas no Brasil
| Foto: Divulgação/Michelin

Os vencedores da edição de 2020 do Guia Michelin RJ & SP foram anunciados na noite desta segunda-feira (25). Dois novos restaurantes conquistaram duas estrelas: o paulista Ryo Gastronomia, do chef Edson Yamashita, e o carioca Oteque, cuja cozinha é comandada pelo chef paranaense Alberto Landgraf. Completam a lista o paulista D.O.M, de Alex Atala e Giovane Carneiro, e o carioca Oro, de Felipe Bronze.

A lista de premiados com uma estrela é formada por dez restaurantes. Os três cariocas são Cripiani e Mee, localizados no Copacabana Palace, e o Lasai, do chef e apresentador Rafa Costa e Silva, que nesta semana ficou entres os 100 melhores chefs do mundo no The Best Chef Award.

Em São Paulo, a seleção com uma estrela tem o Evvai (chef Luiz Felipe Souza), Huto (chef Edmundo Ribeiro), Jun Sakamoto (chef Jun Sakamoto), Kan Suke (chef Keisuke Egashira), Kinoshita (chef Tadashi Shiraishi), Maní (chef Helena Rizzo) e Picchi (chef Pier Paolo Picchi).

As visitas sigilosas dos avaliadores do guia aos restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo foram realizadas antes da pandemia, mas devido à quarentena, a divulgação dos premiados foi feita de modo virtual pela apresentadora Didi Wagner e pelo diretor internacional do guia Gwendal Poullennec, que estava em Paris e abriu sua participação na cerimônia com uma homenagem ao chef Pierre Troisgros, falecido na última quarta (23).

De acordo com Poullennec, a cada viagem ao Brasil, os inspetores da Michelin descobrem novos e criativos pratos, feitos com produtos locais diversos, de qualidade e com ricas influências do mundo inteiro. “Esta energia culinária, impulsionada por chefs e novos talentos, cada vez mais criativos e atentos aos desafios da gastronomia local e sustentável, deve ser aplaudida no período incerto e difícil que atravessamos", continua Gwendall.

O evento também teve a presença dos chefs Kátia Barbosa (Aconchego Carioca), Elia Schram (Picchi Trattoria) e Nello Cassese (Cipriani), que prepararam pratos ao vivo, com um belo toque de brasilidade. Durante a transmissão, chefs de Portugal, Espanha e França, como o clã Roca (El Celler de Can Roca) enviaram mensagens de otimistmo aos brasileiros.

Bib Gourmand

Os vencedores da categoria Bib Gourmand, que premia restaurantes que se destacam por oferecer ótima relação entre qualidade e preço, também foram anunciados nesta sexta (25).

A lista acaba de ganhar 10 novos integrantes, fortalecendo a forte diversidade gastronômica do prêmio. Do Rio de Janeiro, a novidade é o Maria e o Boi. Os outros nove estreantes são de São Paulo: AE! Cozinha, Ama.zo, Banzeiro, Cepa, Charco, Kith 2º andar, Nit e Più Iguatemi.

“A gastronomia tem sido um dos setores mais impactados pela pandemia e a nova seleção Bib Gourmand no Brasil é uma boa notícia neste momento, quando precisamos, mais do que nunca, apoiar o segmento e estimular as pessoas a redescobrirem, com segurança, o prazer de irem aos restaurantes”, afirma Poullennec.

A lista completa tem 39 restaurantes: A Baianeira (SP), A Casa do Porco (SP), AE! Cozinha (SP), Ama.zo (SP), Artigiano (RJ), Arturito (SP), Balaio IMS (SP), Banzeiro (SP), Barú Marisquería (SP), Bio (SP), Bistrot de Paris (SP), Brasserie Victória (SP), Casa Santo Antônio (SP), Cepa (SP), Charco (SP), Corrutela (SP), Didier (RJ), Ecully – Perdizes (SP), Fitó (SP), Kith 2º Andar  (SP), Komah (SP), Le Bife (SP), Lilia (RJ), Manioca (SP), Maria e o Boi (RJ), Miam Miam (RJ), Mimo (SP), Mocotó (SP), Nit (SP), Petí Gastronomia (SP), Petí Americana (SP), Piccolo (SP), Pici Trattoria (RJ), Più (SP), Più Iguatemi (SP), Tanit (SP), TonTon (SP), Tordesilhas (SP) e Zena Caffè (SP).

O guia também apresenta 115 restaurante da categoria O Prato Michelin, com 13 novidades.

Assista à cerimônia completa:

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]