Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Dudu Sperandio pizzaria Portugal
O chef Dudu Sperandio e a irmã, Victoria, no espaço da nova pizzaria Funiculare em Portugal.| Foto: cortesia/Dudu Sperandio

Desde que o chef curitibano Dudu Sperandio voltou de uma temporada trabalhando na Europa por cinco anos, em 2010, manteve na mente um desejo de abrir um restaurante por lá. Passados 12 anos, o sonho começou a se tornar realidade.

Em meados de junho, Dudu abre a primeira filial da sua Funiculare Pizzaria em solo europeu, mais precisamente na vila de Cheleiros na cidade de Mafra, a apenas 35 quilômetros de Lisboa. Será dentro da vinícola Manz, a mais próxima da capital portuguesa, e que vai operar em um modelo semelhante ao brasileiro.

Serão vendidos em torno de dez sabores de pizzas clássicas italianas como marguerita, burrata e trufas, além de risotos, tudo preparado seguindo à risca as receitas originais do norte do país da massa.

Em entrevista exclusiva ao Bom Gourmet, Dudu Sperandio contou que este é apenas o começo da empreitada no continente que inspira a culinária de alguns dos seus restaurantes em Curitiba.

“Já estou pensando em uma segunda unidade da Funiculare na Europa, mas ainda é cedo para contar onde. Neste momento, estou trabalhando para abrir na Manz, montando a equipe que vai me auxiliar quando eu não estiver por lá”.

Dudu Sperandio, chef e proprietário da Funiculare Pizzaria.

As pizzas seguirão a mesma identidade da unidade brasileira: tamanho único de quatro fatias com massa de fermentação lenta de 24 horas antes de serem assadas no forno a lenha. Este, aliás, ocupará um lugar de destaque no restaurante, visível de todo o salão com capacidade para 80 pessoas sentadas.

Sonho realizado

Dudu Sperandio pizzaria Portugal
As pizzas preparadas na unidade de Portugal vão seguir a culinária clássica italiana.| Priscilla Fiedler/divulgação

Dudu Sperandio contou ao Bom Gourmet que o desejo de empreender em solo europeu começou a crescer de novo em meados de 2016, quando iniciou uma série de viagens frequentes para colher as tradicionais trufas de Alba, na Itália.

Em uma das viagens, foi conhecer a vinícola da região de Lisboa e ficou amigo de André Manz, um dos proprietários. Entre uma conversa e outra, ambos descobriram um desejo em comum.

“Até que um dia eu mencionei que tinha o sonho de abrir um restaurante na Europa, mas que a carreira acabou me deixando em Curitiba, e o André falou que queria abrir um restaurante na vinícola”

Dudu Sperandio, chef e proprietário da Funiculare Pizzaria

Assim começou o planejamento a partir de meados de fevereiro deste ano. Isso porque a vinícola conta apenas com um pequeno wine bar (abaixo, que será transformado na pizzaria), uma loja e um museu, além da área de produção dos vinhos.

Expansão em Curitiba

Por outro lado, a nova unidade da Funiculare em Portugal vai colocar em compasso de espera a terceira casa de Curitiba, que Dudu já estava planejando.

“Essa vai ficar para depois, no momento a prioridade é a de Portugal e a expansão europeia. Por incrível que pareça, é muito mais em conta abrir um restaurante lá do que aqui, mesmo com o Euro mais caro que o Real”.

disse ao Bom Gourmet.

Atualmente, ele opera uma unidade no bairro do Portão. Enquanto isso, o chef vai se dividir entre as operações em Curitiba e a nova em Lisboa, que já tem uma equipe fixa e formada para atuar pelos próximos meses.

A unidade de Curitiba foi aberta em 2015 e faz parte de uma espécie de complexo que reúne ainda o Ernesto Ristorante, especializado na culinária italiana, e o Ken’Eki, de culinária japonesa contemporânea.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]